Celular Seguro bloqueia quase 4 mil aparelhos desde o lançamento
O aplicativo Celular Seguro, lançado pelo governo federal em dezembro de 2023, tem como objetivo inutilizar smartphones roubados em menos de uma hora. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o serviço de proteção já recebeu mais de 700 mil cadastros de usuários e bloqueou cerca de 3.896 mil aparelhos desde o seu lançamento.
O app permite que a vítima envie um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos instalados no smartphone, com apenas um clique. Assim, o proprietário pode fazer o bloqueio imediato da linha telefônica, dos dados bancários e de outros aplicativos cadastrados no smartphone.
O aplicativo também suporta o cadastramento de “pessoas de confiança” para que elas possam fazer o bloqueio do smartphone de um amigo ou familiar logo após a ocorrência do crime. Números do MJSP revelam que até a última terça-feira (26), foram reportados 1.658 alertas de roubos de celulares em todo o país, 1.154 relatos de furtos e 851 registros de perdas de aparelhos.
São Paulo aparecem em 1º lugar com o estado com maior número de bloqueios (1.011), seguido pelo Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).
O app é gratuito e pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública ou nas lojas de aplicativos online. No entanto, o uso não substitui a comunicação do roubo para a Polícia Civil, nem a comunicação posterior do incidente aos bancos e operadoras. A vítima ainda deve fazer o boletim de ocorrência e seguir os procedimentos legais.