Redmi Note 10 5G desembarca no Brasil
Também nesta terça-feira, a Xiaomi lançou no Brasil o Redmi Note 10 5G, um dispositivo intermediário que é destaque por conta da utilização do chip MediaTek Dimensity 700, que promete bom desempenho e compatibilidade ao 5G.
Além disso, ele também foi bem recebido por conta das suas câmeras, que são um conjunto de sensores de 8 MP para selfies, 48 MP traseiro principal, 2 MP para macro e 2 MP de profundidade.
Sua tela conta com tecnologia IPS LCD de 6,5 polegadas e resolução Full HD+ com taxa de atualização de quadros de até 90 Hz.
Sua bateria é de 5 mil mAh de capacidade com suporte para carregamento rápido de 18W. Isso tudo para rodar o Dimensity 700 junto com 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Ele também conta com slot para cartão microSD de até 512 GB.
O celular chega ao Brasil com Android 11 e MIUI 12 de fábrica com um preço sugerido pela marca no Brasil, de acordo com o site oficial, de R$ 2700.
AMD FidelityFX Super Resolution é disponibilizado para competir com Nvidia DLSS
Esta terça-feira (22) foi um dia muito especial para a AMD, que anunciou oficialmente o FidelityFx Super Resolution, ou FSR para os íntimos.
Esse novo padrão promete melhorar o desempenho das placas de vídeo durante a execução de jogos, permitindo que a AMD faça uma frente direta com a tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia.
De uma maneira simplificada, o FSR é uma técnica de upscaling espacial, que permite que a placa de vídeo diminua a resolução dos gráficos em renderização para aumentar a taxa de frames, depois os algoritmos fazem uma reconstrução daquela imagem com uma resolução maior.
Assim, por meio deste método é possível otimizar o processo de renderização de quadros em jogos sem que isso interfira na qualidade gráfica.
Esses efeitos serão determinados por cada um dos diferentes tipos de configurações da placa, que pode ser:
- Ultra Quality para a priorização de qualidade gráfica.
- Quality para priorização de qualidade gráfica dando mais espaço para desempenho.
- Balanced para escolher um meio termo entre qualidade e desempenho.
- Performance para priorização de aumento de fps.
Esses recursos irão aperfeiçoar a experiência dos usuários com jogos novos e já lançados, assim permitindo que alguns jogos mal otimizados ganhem uma nova luz. No entanto por enquanto o número de jogos compatíveis com a tecnologia é pequeno, sendo eles:
- The Riftbreaker
- Terminator: Resistance
- Kingshunt
- Evil Genius 2: World Domination
- 22 Racing Series
- Anno 1800
Já títulos como Dota 2, Far Cry 6, Resident Evil Village e 22 Racing Series terão suporte em breve. Espera-se que o número de jogos compatíveis aumente ainda mais nos próximos meses.
Sem nenhuma surpresa, o FidelityFX Super Resolution só vai funcionar em placas de vídeo compatíveis. A boa notícia é que vários modelos da AMD dão suporte à tecnologia, incluindo modelos mais simples ou um pouco antigos:
- Radeon 6000/6000M Series
- Radeon 5000/5000M Series
- Radeon 600 Series
- Radeon 500 Series
- Radeon RX 500 Series
- Radeon RX Vega Series
- Radeon RX 480/470/460 Graphics
Não termina aí. As placas de vídeo mais recentes da rival Nvidia também são compatíveis com o FSR:
- GeForce RTX 30 Series
- GeForce RTX 20 Series
- GeForce 16 Series
- GeForce 10 Series
Entretanto, no final das contas, apesar de ambos serem padrões de upscaling, o DLSS e o FSR são duas tecnologias bem diferentes, a primeira utiliza inteligência artificial e só funciona com as placas RTX.
Enquanto que, o FSR é um padrão que conta com código aberto e foi projetado para ser compatível com uma grande variedade de GPUs. Por conta disso, há expectativa até de que a novidade possa, em algum momento, ser empregada na otimização de jogos para consoles.