Durante o evento WWDC 2021, a Apple apresentou diversos recursos, como iOS 15, iPadOS 15, MacOS 12, WatchOS 8 e a TVOS 15. O evento aconteceu de maneira online no dia 7 de Junho em uma live feita diretamente no site da empresa. Vamos aqui conferir alguns dos anúncios feitos no evento.
Betas disponíveis
Os sistemas iOS 15, iPadOS 15, WatchOS 8 e MacOS Monterey estão sendo disponibilizados para os desenvolvedores a partir de hoje, garantindo que o Beta público terá início ainda em Julho com o lançamento completo planejado para o outono.
Respondendo Conflitos
Tendo em mente os problemas que a Apple sofreu em relação aos 30% de comissão cobrados dos desenvolvedores de aplicativos pela empresa, sobretudo por conta dos conflitos com a Epic Games, fez a Apple ter que defender essa prática.
Durante o evento, por mais que não tenha feito uma menção direta às críticas, a Apple fez questão de dedicar alguns minutos para lembrar do trabalho que a empresa realiza para desenvolver e administrar esse ambiente para os desenvolvedores, justificando de certo modo a taxa que é cobrada por eles.
Eles usam essa discussão de introdução para o recurso Xcode Cloud, uma ferramenta que está sendo desenvolvida para auxiliar durante os testes de aplicativos para múltiplos dispositivos, podendo utilizar o próprio servidor da Apple para isso.
Revitalização do Safari
Desde que foi lançado o Safari não se desenvolveu como um concorrente definitivo para o Google Chrome, Mozilla Firefox e outros, mesmo que a Apple afirme que ele seja o mais rápido e melhor para o consumo energético.
Assim, tentando trazer uma mudança para esse cenário, a Apple anunciou que irá trazer mudanças na aparência e funcionalidade dele para o MacOS Monterey. Um exemplo de recurso implementado irá permitir a sincronização das abas do navegador entre múltiplos dispositivos.
O Controle Universal
A Apple também apresentou a sua proposta de desenvolvimento de uma espécie de “controle universal” para ser utilizado entre os Macs e iPads.
A funcionalidade é bem simples segundo a empresa, comportando-se como se os dispositivos fossem duas telas distintas que pertencessem a um mesmo computador. Desse modo, para cruzar entre elas o movimento será tão simples quanto mover o cursor para fora da tela.
Alerta de Queda
Agora na Apple Watch a Apple estará incluindo um recurso que é capaz de calcular a probabilidade de queda utilizando uma métrica validada cientificamente.
Por meio dela, as pulseiras serão capazes de avisar se você tem altas chances de cair com base no seu andar, dando espaço para que você preste mais atenção e evite acidentes.
Privacidade
Com o recurso iCloud Plus a Apple está buscando trazer um foco maior para a privacidade, sendo essa uma ferramenta que irá auxiliar no ocultamento das suas informações digitais, como por exemplo a proteção do seu email para evitar que empresas enviem spam.
Esse ponto também foi tocado pelo iOS 15, que irá ocultar o IP dos usuários impedindo que companhias tenham acesso a sua localização.
Além disso, o sistema irá notificar sempre que algum aplicativo tentar utilizar outras funcionalidades não autorizadas no iPhone, podendo até mesmo ver a quantidade de vezes e quando um aplicativo acessou a sua câmera, por exemplo.
Criação de Aplicativos no iPad
O Apple Swift Playgrounds foi uma ferramenta desenvolvida para ajudar a ensinar programação para novos desenvolvedores. Agora, no evento, a Apple anunciou que também a partir do iPadOS 15 será possível criar apps por ele também.
Repaginação dos Widgets do iPad
Os Widgets do iPad receberam uma repaginação, trazendo uma aparência renovada e a capacidade de serem ainda maiores. Além disso, seu novo sistema faz a utilização deles ser mais simples.
Encontre Meus AirPods
Apesar do lançamento das AirTags, a Apple estará lançando para os seus acessórios, como os AirPods, uma funcionalidade que irá permitir que você os encontre com mais facilidade. Com ela você poderá utilizar a rede Find My para encontrar os AirPods do mesmo esquema que é utilizado pelas AirTags.
Melhorias nos Mapas
Desde que foi lançado em 2012, o Apple Maps não viu muitas atualizações, o que fez ele perder espaço para o Google Maps e o Waze.
No entanto, a Apple pretende dar mais atenção para esse aplicativo neste ano com ele também recebendo uma repaginada. Além disso, ele está trazendo um novo recurso que marca as faixas de pedestre e direções das vias no mapa.
Eles também estão ganhando recursos de realidade aumentada, algo que a Google já oferece há alguns anos e a Apple parece estar querendo alcançá-los nessa tecnologia.
Correções para as Notificações
A Apple também anunciou que está preparando um pacote de correções para as notificações, algo que perturba muitos usuários. Uma das novidades, por exemplo, é a função de “foco”, que faz com que o dispositivo interprete quais são os melhores momentos para mandar determinadas notificações com base no próprio uso da pessoa.
Assim, notificações do instagram virão nos horários em que a pessoa mais usa esse aplicativo, por exemplo. Isso também poderá ser programado pelo usuário, que pode decidir quais apps lhe notificam em certos horários, permitindo que você receba apenas notificações de trabalho durante horas úteis e não de aplicativos como facebook e youtube.
Facetime
Agora a Apple também estará trazendo o FaceTime para não usuários de iPhones, criando uma versão que funciona diretamente da web. Apesar disso, não haverá um aplicativo em si para sistemas como o Android.