Android 12 é oficializado com mais foco em segurança
A Google introduziu nesta semana o Android 12, a nova atualização do seu sistema operacional que terá foco em trazer mais segurança para os usuários. Esse é um trabalho que a Google tomou já há algum tempo, onde ainda no Android 11 pacotes de proteção que impediam que aplicativos acessassem a sua localização sem autorização foram adicionados ao sistema.
Já com o Android 12 a empresa está tomando alguns passos adiante, trazendo o Privacy Dashboard e o Private Compute Core. O primeiro é um menu que dará acesso rápido aos usuários para as suas opções de privacidade, apresentando uma linha do tempo que aponta em quais momentos aplicativos acessaram sua câmera, microfone ou localização, para que você possa saber se algum deles está fazendo isso sem a sua permissão. Além disso, para a localização o Android também dará a opção da posição imprecisa, onde dá uma estimativa da sua posição, mas sem exatidão.
Já o Private Compute Core será um recurso que irá criar um armazenamento específico para as suas ações envolvendo a IA do Google. Assim, toda informação ditas e coletadas por ela ficarão armazenadas em uma base de dados particular e privada, que não poderá ser acessada por qualquer app e será feita totalmente off-line para impedir invasões. Desta maneira, dados relacionados a rotas dos mapas, pastas bloqueadas na galeria e histórico de localização estarão bem protegidas.
Google anuncia Material You como o futuro do design para Android
A Google tem pensado e desenvolvido uma linguagem material com o design dos aparelhos desde a sua introdução no Android 5.0 Lollipop e recentemente a empresa buscou a mover para uma aparência mais monocromática.
O novo modelo foi batizado de Material You e estará chegando primeiramente nos dispositivos da linha Pixel e algumas aplicações Google. Com o novo modelo, a empresa ficará no uso inteligente do espaço de tela disponível e também numa reintrodução das cores, algo que as últimas aplicações da Google têm pecado, dando ainda total controle da customização nas mãos do usuário, para que ele tenha um aparelho que combine mais com a sua própria personalidade e gostos.
O Material You irá chegar inicialmente junto com o Android 12, onde a Google planeja apresentar mais detalhes nas próximas semanas, mas a previsão é que leve ainda alguns anos para que todos os aplicativos estejam atualizados.