Cliente da Apple não será indenizado, diz empresa
A Apple retirou a partir do iPhone 12 o carregador que até então vinha na caixa dos smartphones da empresa. Diante dessa mudança, alguns clientes processaram a marca sobre a falta do item no kit alegando “venda casada”, prática prevista no art. 39, inciso I, do CDC, que trata sobre ‘condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto […]”.
Em algumas petições, a justiça brasileira deu parecer favorável ao cliente condenando a fabricante a pagar uma indenização por não oferecer o acessório na caixa do dispositivo. Embora tenha perdido algumas ações judiciais, a Apple saiu vitoriosa em um processo julgado pela 4ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça/RJ.
De acordo com os autos do processo, o recorrente exigia o abatimento proporcional do preço considerando a falta do carregador e fones de ouvido na caixa, petição negada pelas autoridades. Conforme explica a relatora Paloma Rocha Douat Pessanha, não sabe ao judiciário obrigar a fabricante a oferecer os respectivos acessórios no kit do telefone.
Para o entender da Turma Recursal, a Apple alertou seus consumidores sobre a falta do carregador na caixa dos celulares vendidos a partir do modelo lançado em 2020, sendo um dever do consumidor se atentar quanto a esse detalhe antes da compra. A decisão também destaca a possibilidade do usuário comprar não somente o carregador original, mas também outras opções de marcas diferentes.
VOCÊ PRECISA VER: Apple lança HomePod de 2ª geração e avanços da OneUI 5.1 são revelados | Pocket News #423
Linha Redmi Note 12 vende milhões em uma semana
A Xiaomi Índia divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 19, comemorando os bons números de vendas da linha Redmi Note 12 em sua primeira semana após o lançamento. Segundo informações, a subsidiária da marca chinesa arrecadou US$ 37 milhões entre 11 e 19 de janeiro evidenciando o interesse dos usuários nos novos intermediários premium da empresa.
O diretor de marketing da Xiaomi, Anuj Sharma, aproveitou a ocasião para comemorar as vendas registradas com apenas 7 dias após os dispositivos terem sido anunciados. “Temos trabalhado duro para entregar o melhor para nossos clientes, trazendo atualizações significativas e produtos de última geração, a série Note 12 segue a mesma filosofia.“, disse.