HarmonyOS chega para celulares Huawei como alternativa ao Android
Depois de muito acompanhar os boatos, a Huawei finalmente anunciou o HarmonyOs oficialmente, um sistema operacional que passará a ser padrão para diversos dispositivos da empresa.
Ele foi desenvolvido como uma segunda alternativa ao Android, buscando aprimorar a experiência do consumidor, resolvendo problemas que existem no sistema Android que ainda não foram resolvidos.
Esse sistema também irá atuar como uma maneira de implementar diferentes produtos da Huawei, criando uma relação mais orgânica entre seus aparelhos eletrônicos, como televisores, eletrodomésticos, notebooks, tablets e celulares.
O sistema é uma tentativa de reinvenção de algo que já está bem estabelecido, meio que juntando os melhores elementos de todos os sistemas existentes para criar uma experiência completa. Assim, será fácil identificar semelhanças diretas entre o HarmonyOS com outros sistemas como o Android, MIUI e iOS.
Uma grande característica do sistema é a ideia do “Arrasta e Solta” para interação entre dispositivos conectados. Além é claro que uma otimização melhor de seus recursos para que os usuários tenham uma experiência mais fluida e prazerosa.
A apresentação, no entanto, tocou bem pouco em como o sistema será para os desenvolvedores de aplicativos, que é a principal diferença que vai fazer o seu sistema ser aceito ou não no mercado.
Não há chances dele vingar se não existirem programadores dispostos a produzir aplicativos, porém é bem possível que esse foco seja dado em outras apresentações mais técnicas que seriam bem densas para o público comum poder apreciar.
Outra característica que chama a atenção para esse novo sistema foi a criação do conceito dos “Super Dispositivos”, um recurso que permite que os usuários controlem e transmitam a tela dos seus dispositivos um para o outro com uma facilidade tremenda. Assim, você poderá assistir a sua televisão no celular ou no celular na televisão, por exemplo.
Outro recurso interessante é o HarmonyOS Connect, uma conexão por proximidade que permite que o usuário conecte o celular a eletrodomésticos compatíveis, podendo interagir com eles diretamente do aparelho.
Na parte de segurança, a Huawei se ateve que a facilidade de conexão poderia representar sinais de insegurança para consumidores mais informados no assunto. Assim, para garantir a segurança de seus usuários, a companhia afirma que a conexão rápida com dispositivos inteligentes só é possível após uma série de autenticações.
Ademais, o acesso a câmera, microfone e localização, por exemplo, não são disponibilizadas para os demais aparelhos, protegendo o usuário de eventuais invasões.
Inicialmente o HarmonyOs será disponibilizado para alguns aparelhos da empresa, no entanto, na apresentação oficial do sistema foi anunciado o lançamento de uma versão final que já irá incluir mais dispositivos compatíveis. A ideia é que o alcance se torne cada vez mais extenso com o tempo.
Philips Hue recebe 4ª versão do app com diversas novidades
Nesta semana a Signify anunciou a quarta geração do aplicativo dedicado aos dispositivos da marca Philips Hue. Essa atualização irá trazer uma variedade de novos recursos para os usuários, além de mais possibilidades de customização do ambiente.
Um exemplo dessa customização será a possibilidade de adicionar jogos de luzes que correspondem ao ambiente que você estiver configurando de uma maneira que ela se alterne especificamente para cada cômodo.
Agora, o controle das luzes irá contar com ajustes mais finos, como a capacidade de desligar todas de uma vez ou ela individualmente. Também há a possibilidade de alterar as configurações simultaneamente dos cômodos que desejar, sem ter que fazer um a um para mudanças completas.
Os usuários terão acesso a cenários de cores, que foram pensadas de maneira artística para gerar ambientes bem interessantes. Também há a possibilidade de enviar fotos a partir de upload para que elas sejam convertidas em cores para serem utilizadas pelas luzes.
Há agora também a seção “Automações”, que irá permitir a criação de rotinas, desenvolvendo um sistema de luzes que se comporta adequadamente ao longo do dia e fazendo isso de maneira automática.
Um exemplo seria aumentar as luzes do quarto gradativamente pela manhã para que você possa ter um “acordar natural” mesmo que ele ocorra antes do sol nascer. T
ambém dará para configurar a diminuição da intensidade das luzes e a eliminação de ondas de cor azul, que atrapalham o nosso sono. Ah, e isso seria feito diariamente de maneira automática após a primeira configuração.
O aplicativo da Philips Hue pode ser encontrado em versões para os sistemas operacionais Android e iOS. Os links para download estão disponíveis no card localizado abaixo do texto. A chegada da edição nova será gradual e poderá levar até quatro semanas para chegar a todas as pessoas.