WhatsApp Pay oficialmente no Brasil
No dia 4 de maio de 2021, o WhatsApp lançou oficialmente o WhatsApp Pay no Brasil, que nada mais é do que o seu novo recurso de pagamentos digitais feito por meio do mensageiro. Com ele, usuários poderão utilizar cartões pré-pago, de débito ou múltiplos com a função débito sem pagar taxas.
Entretanto, a empresa se isenta de eventuais cobranças feitas pelo banco ou pela operadora, que poderão surgir no processo de implementação do novo recurso. Os usuários terão acesso aos status das transferências e do histórico de transação diretamente nas conversas.
Em relação à segurança, os usuários apenas poderão realizar transações por meio desse sistema utilizando o código PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular. Além disso, assim como as mensagens já são, os números dos cartões estarão protegidos por criptografia.
Esse é um recurso que realmente chegou no Brasil no início de março deste ano, porém o Facebook não fez muito alarde já que estava em fases de testes.
Agora, o recurso pode ser acessado por qualquer pessoa, sendo necessário apenas adicionar o cartão emitido por um dos bancos parceiros na sua conta WhatsApp. No site oficial da empresa, eles também ensinam o processo passo a passo.
Google Stadia pode estar perto de acabar
Principal executivo do Google Stadia abandona seu cargo cortando relações por completo com a empresa. Essa atitude deixou muitas pessoas preocupadas, já que isso poderá implicar na descontinuação do projeto Stadia.
O Google Stadia em si já é um sonho distante, uma vez que o desejo de fornecer um serviço de streaming de jogos online já é algo que é tentado sem sucesso há mais de uma década. Esse sistema permitiria que usuários possam jogar games com alta qualidade e desempenho de praticamente qualquer dispositivo com acesso a internet, excluindo a necessidade de um alto investimento em hardware.
Esse é um sonho dos jogadores também, já que com esse modelo de negócio eles seriam capazes de usufruir dos jogos de nova geração sem ter que colocar a mão no bolso para fazer um upgrade no seu computador que irá defasar na geração seguinte.
Nos últimos anos Stadia tem sido farol de esperança para uma implementação bem sucedida desse sistema, onde muitos jogos grandes estavam chegando no serviço, o que empolgou muitos clientes e jogadores pelo mundo. Alguns dos títulos que chegaram recentemente por exemplo são FIFA 21, Outriders e Resident Evil Village.
No entanto, essa luz pode ter se apagado, uma vez que nesta semana John Justice, o chefe de produto do Stadia, abandonou a empresa. Dentre as motivações para isso, estava principalmente a mudança de postura da empresa em relação a promessas do passado, sobretudo a que dizia que o Stadia teria diversos estúdios próprios para a produção de jogos, algo que foi mudado completamente próximo ao lançamento.
Agora, eles se apoiam diretamente em jogos de outras empresas. Sentindo que isso poderia acabar de alguma forma se voltando contra ele, John abandonou a empresa para deixar o seu posicionamento claro em relação a essas mudanças.
Isso geralmente não seria grandes coisas, mas levando em consideração que a promessa de exclusivos foi um dos principais atrativos para novos Clientes do Stadia, é bem possível que na prática isso acabe trazendo problemas para o sistema.
Entretanto, apesar dos indícios, ainda não há informações diretas que tragam a possibilidade do fim do projeto. De todo modo, com uma nova liderança pode ser que as coisas caminhem para esse destino, apenas o tempo irá nos dizer.