Microsoft anuncia nova versão de seu mecanismo de busca
A Inteligência Artificial (IA) ChatGPT vem se destacando nas últimas semanas após ter seu funcionamento colocado à prova em diferentes modalidades de testes feitos pelos usuários do serviço. Essa plataforma chamou a atenção de big techs como Meta (ex-Facebook) e Google, empresas que futuramente podem lançar ferramentas semelhantes para a comunidade.
Entretanto, a Microsoft parece ter sido a primeira empresa a anunciar seu uma nova versão de seu buscador nativo, o Bing, com integração total ao ChatGPT permitindo “conversar” com a interface ao realizar uma pequisa pelo Edge. Esse recurso deve facilitar a busca por informações aprimorando a experiência de quem usa o browser da desenvolvedora.
Conforme explica o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a IA pode “revolucionar” os métodos de busca fornecendo informações “de forma mais fluida e rápida do que os métodos tradicionais”. Em uma apresentação realizada pela Microsoft, o diretor-chefe compartilhou com o público uma imagem que mostra anotações da IA ao lado dos resultados de uma pesquisa e um bate-papo com o ChatGPT.
A Microsoft explica que o funcionamento se baseia no GPT 3.5, o modelo de linguagem AI OpenAI que alimenta o ChatGPT fornecendo respostas precisas durante a conversa. O “novo Bing”, nome usado para se referir a essa versão do buscador, foi lançado nesta terça-feira, 7, para apenas algumas pessoas durante o período de teste interno.
Veja o funcionamento:
A gigante de Redmond não se comprometeu em revelar quando a versão estável do recurso será lançada para todos, portanto resta aguardar por mais detalhes oficiais.
- VOCÊ PRECISA VER: Galaxy S23 Ultra encara duro teste de bateria e lista mostra celulares usados mais vendidos no Brasil| Pocket News #433
Celulares com 5G “impuro” custam menos que modelos “puros”
A quinta geração de redes móveis (5G) é uma realidade em todas as capitais brasileiras e em alguns poucos municípios com mais de 500 mil habitantes. Apesar da disponibilidade restrita neste primeiro momento, o recurso vem sendo progressivamente implementado em mais localidades e nos próximos anos deve estar disponível na maioria dos municípios do país.
Essa tecnologia garante maiores velocidades de download, upload, baixa latência e maior estabilidade na conexão com à Internet, porém para aproveitar todos os benefícios é preciso ter um smartphone ou tablet compatível com essa banda.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Precifica, celulares com tecnologia 5G “impura” custam 32,4% menos que os modelos com redes da quinta geração “pura”. Esse levantamento foi realizado considerando informações coletadas por uma IA entre 8 de setembro de 2022 a 28 de dezembro de 2022 se baseando em 63 modelos de telefones vendidos por grandes marcas no varejo nacional.
Conforme identificado no período, os aparelhos com 5G Standalone (SA) — o chamado 5G “puro” por não compartilhar a infraestrutura de rede com o 4G — teve uma diferença de preço estável entre 26% e 37% se comparado com o NSA (Non Standalone), que compartilha parte das antenas com a geração antecessora.
Na semana do Natal, os celulares de modo de operação SA/NSA tiveram queda em seus preços médios de 1,64%, alcançando o valor de R$ 3.707,54. Na mesma semana, os celulares com modo de operação NSA tiveram aumento de 3,67%, chegando a R$ 2.601,07.
“Como evidenciado na pesquisa, não existe apenas um ‘tipo’ de 5G. A diferença é que o padrão SA é conhecido como o ‘5G puro’ por apresentar infraestrutura própria e sem dependência de antenas utilizadas pela rede anterior. O 5G NSA, por sua vez, utiliza parte da infraestrutura do 4G, por isso é classificado como ‘impuro’”, explica Ricardo Ramos, CEO e Fundador da Precifica.