Grupo hacker Lapsus vaza 190 GB de dados da Samsung
O grupo de hackers conhecido como Lapsus recentemente tomou a Nvidia de alvo. Segundo o grupo, a ação é uma resposta a uma função adicionada das últimas placas produzidas pela marca, que diminuem a capacidade do hardware para a mineração de Ethereum.
A medida aplicada pela Nvidia foi uma tentativa de conseguir atender todo o seu mercado, já que nos últimos anos muitos jogadores estão deixando de adquirir placas da marca, porque todas já foram esgotadas por grupos de mineradores milionários.
Em ameaça, caso a Nvidia não retire o recurso das placas, o grupo ameaçou liberar todos os e-mails dos funcionários da empresa já com as senhas alteradas para códigos criptografados, que provavelmente serão vendidas e jamais poderão ser recuperadas pela empresa, sem que eles tenham acesso às chaves. O grupo de hackers deram um prazo para que seu pedido fosse atendido.
Eles também deixaram claro que não vão parar por aí, já tendo a Samsung marcada como o seu próximo alvo para ataques, colocando em riscos os valiosos códigos fontes da empresa. O grupo já até chegou a fazer alguns vazamentos de informações sigilosas da empresa como uma maneira de mostrar que já possuem acesso aos servidores da Samsung.
Além disso, eles já disponibilizaram uma amostra de 190 GB dos arquivos por torrent, para que possíveis compradores de informação possam avaliar se há algo que eles possam ter interesse. Ao todo até o momento mais de 400 downloads foram feitos do torrent deles.
Porém, no final das contas você não precisa entender de hacker ou programação para saber o estrago que na realidade estes ataques representam, uma vez que estamos falando de duas gigantes da indústria da tecnologia, que foram facilmente invadidas e tomadas pelo grupo hacker.
Apesar deles serem notórios pela sua capacidade, era de se esperar que essas empresas fossem verdadeiras fortalezas digitais, principalmente levando em conta que guardam diversas informações sobre seus próprios clientes e seus computadores. Por conta deste detalhe, o evento de falha de segurança foi um alerta vermelho para muitos investidores, fazendo com que as ações das duas empresas despencassem.
No dia 3 de março a Samsung afirmou que não há riscos aos dados dos usuários e que a falha já foi identificada e corrigida. Agora, no caso da Nvidia, ainda não tivemos atualizações sobre a situação chantagem deles.
Confira tudo que pode ser apresentado no Apple Event em 8 de março
A Apple acaba de oficialmente dar uma data para o seu próximo evento online que ocorrerá globalmente no dia 8 de Março.
Para quem acompanha notícias da empresa com mais frequência provavelmente já estava até sabendo disso, uma vez que o evento passou por vários vazamentos, porém ter a confirmação oficial da data traz mais certeza para a coisa toda.
No evento, espera-se que sejam apresentadas novas informações sobre os aparelhos iPhone SE 3, iPad Air 5, data de lançamento do iOS 15.4, Mac mini Pro, um MacBook Pro com chip M2 de entrada e um MacBook Air também com chip M2.
O evento será transmitido diretamente pelo site da Apple, mas também poderá ser visto no seu canal do YouTube e pela Apple TV.
Aliás, se você acabar perdendo o evento no dia 8, fique tranquilo que nós iremos cobrir os detalhes apresentados por ele aqui para você poder ficar sabendo de tudo.