Celular Seguro é lançado pelo Ministério da Justiça
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo “Celular Seguro”, plataforma que busca coibir o furto e roubo de smartphones no país. A novidade visa inutilizar o telefone após a comunicação do crime, assim o assaltante não terá acesso aos dados da vítima impossibilitando o roubo de dados para cometimentos de fraudes.
Conforme explica o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, o usuário pode realizar login na versão para computador e bloquear remotamente o acesso aos apps bancários e linha telefônica. A iniciativa conta com a colaboração de instituições importantes, como Anatel, Febraban, ABR Telecom e bancos como Caixa, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob.
O Celular Seguro deve chegar ainda hoje (19) nas lojas de aplicativos do Android e iOS, com download gratuito e login através dos dados da conta Gov.br, usada para acessar serviços do federais.
Entrando no serviço pela primeira vez é preciso cadastrar alguns dispositivos confiáveis, que serão acessados pelo usuário se houver necessidade de bloquear o celular principal. Ao contrário de algumas soluções nativas do sistema, o Celular Seguro é capaz de bloquear não apenas o aparelho, mas também o chip físico ou virtual (eSIM), impedindo o recebimento de textos via SMS.
“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.”, disse Capelli em seu perfil oficial no X (ex-Twitter).
Brasil é o quinto país com melhor desempenho em 5G
O Brasil é o quinto país do mundo que mais teve melhora no desempenho da internet móvel com a chegada do 5G, segundo um estudo da Opensignal, empresa especializada em análise de redes sem fio. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (14), comparou a velocidade média de download dos usuários de 4G e 5G em 51 países, entre abril e setembro de 2021.
De acordo com o relatório, os brasileiros que usam 5G conseguem baixar dados a uma velocidade média de 114,8 Mbps, enquanto os que usam 4G ficam com apenas 18,6 Mbps. Isso representa uma melhora de 517,7% no desempenho da internet móvel com a nova tecnologia. O Brasil só fica atrás de Tailândia (604,4%), Arábia Saudita (573,1%), Kuwait (561%) e Filipinas (543,1%) nesse quesito.
A pesquisa também mostra que o Brasil ocupa a 34ª posição no ranking global de velocidade média de download no 5G, superando países como Alemanha, França, Itália e Argentina. No entanto, ainda está bem abaixo dos líderes Coreia do Sul (380,5 Mbps), Emirados Árabes Unidos (279 Mbps) e Taiwan (270,5 Mbps).
O estudo da Opensignal ressalta que o 5G ainda está em fase inicial de implantação no Brasil e que os resultados podem mudar conforme a rede for expandida e aperfeiçoada.