A diferença de desempenho entre o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro
Durante o evento da Apple, que aconteceu no último dia 7, a empresa anunciou o tão aguardado iPhone 14. O modelo é o único e primeiro produto da Apple a utilizar o novo chip A16 Bionic até o momento. A empresa afirma que esse chip é 40% mais rápido que os presentes nos dispositivos da concorrência, mas o quão mais rápido ele é em relação ao seu antecessor o poderoso A15 Bionic?
Através do Geekbench 5, que modela tarefas e aplicativos do mundo real e realiza testes para medir com rapidez e precisão o desempenho da CPU de vários dispositivos, soubemos que o iPhone 14 atingiu uma pontuação de 1.879 de Single-Core, enquanto o Multi-Core atingiu uma pontuação de 4.664. Em comparação ao iPhone 13 Pro, que obteve uma pontuação de 1.797 Single-Core e 4.659 de Multi-Core, vemos que de fato o A16 Bionic é mais rápido que seu antecessor.
O chip A16 Bionic funciona 10% mais rápido, de fato, mas praticamente não há diferença com a parte multi-core.
“Com dois núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência , a nova CPU de 6 núcleos é até 40% mais rápida que a concorrência e lida facilmente com cargas de trabalho exigentes. O A16 Bionic apresenta uma GPU acelerada de 5 núcleos com 50% mais largura de banda de memória – perfeita para jogos e aplicativos com uso intenso de gráficos – e um novo Neural Engine de 16 núcleos capaz de quase 17 trilhões de operações por segundo. Usando a melhor arquitetura de fusão da Apple para combinar desempenho e economia de energia, o chip oferece mais desempenho com uma fração da potência em comparação com a concorrência.”, disse a Apple no evento.
O chip A16 Bionic é o primeiro processador da Apple a usar uma estrutura de 4nm. Os chips anteriores – incluindo o A15, M1 e M2 – usam uma estrutura de 5 nm. E apesar de ainda não estar claro se a Apple conseguirá, em parceria com a TSMC, produzir um chip de 3nm com os processadores M2 Pro e M2 Max, a empresa já disse que têm essa pretensão.
O iPhone 14 é realmente um pouco mais rápido que o iPhone 13, mas se você é um usuário que está vindo de um modelo mais antigo, ou um telefone Android, perceberá, certamente, uma grande diferença.
Atualização na Play Store expõe vulnerabilidade
Melhorias no Play Services e Play Store foram feitas na primeira semana de setembro e trazem novidades para os usuários. A melhoria mais significativa é no Google Play Services, que traz mais segurança para os seus dados.
Violações de dados, infelizmente, são muito comuns hoje em dia. Pensando nisso a Google, nessa última atualização, trouxe uma melhoria nesse sentido. Agora, se as violações de dados comprometerem alguma de suas senhas, seu dispositivo Android sugerirá que você a altere quando usar a opção de preenchimento automático de senha. É mais proteção caso sua conta seja comprometida.
Além da melhoria nesse sentido, essa última atualização trouxe novos recursos para os smartwatches Wear OS e deixou o Google Kids mais fácil de usar. Outro avanço foi no aplicativo Wallet, que agora traz dicas visuais no seu dispositivo, ao travar, destravar ou ligar o carro utilizando uma chave digital. Além disso, ao tentar comprar um passe de transporte no seu dispositivo através do aplicativo, os usuários verão as agências de trânsito de ciclo aberto em uma lista.
Mais inovações foram feitas para os desenvolvedores de aplicativos, que a partir de agora, podem oferecer suporte direto a serviços de desenvolvedor relacionados à segurança e gerenciamento de contas em seus aplicativos. E caso você tenha interesse em saber mais informações sobre o aplicativo que está utilizando o Google está tornando mais fácil o acesso a essas informações, na seção Top Picks da Play Store, começando com a v32.3 do aplicativo. Basta tocar no botão “mais informações” para abrir a listagem da Play Store do aplicativo.
Caso você já queira começar a utilizar esses novos recursos no seu dispositivo Android, faça a atualização para a versão mais recente, através da Play Store. Após abrir o aplicativo, toque no ícone de perfil no canto superior direito da tela, selecione “Configurações”, depois “Sobre” e por último pressione “Atualizar Play Store”.
Da mesma maneira o Google Play Services também já está disponível para atualizações através do menu “Configurações” do seu dispositivo, na seção Aplicativos e Recursos.