A Samsung finalmente realizou o anúncio do chipset Exynos 2100 na manhã desta terça-feira, permitindo que os topos de linha da marca cheguem ao mercado mobile com acesso a diversas inovações.
O evento virtual denominado Exynos On 2021 mostrou a primeira CPU da marca a contar com 5G premium, tendo como principal diferencial a construção no processo de 5 nanômetros, tendo também recuso de ultravioleta extremo (EUV).
“Nossa equipe Exynos tem o compromisso de criar experiências de computação móvel premium, trazendo inovações para os processadores que estão no centro dos dispositivos inteligentes de hoje. Hoje temos o prazer de apresentar o Exynos 2100, nosso processador móvel mais avançado até o momento. Contando com tecnologias de processamento poderosas e um modem 5G avançado em um processo de 5nm com eficiência de energia, o Exynos 2100 estabelecerá um novo padrão para os dispositivos móveis de amanhã”, disse Inyup Kang, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics.
Dentre as evoluções destacadas, o Exynos 2100 consegue ter um consumo de energia 20% menor em relação ao antecessor, bem como um desempenho geral 10% maior. Todavia, o octa-core conta também com um núcleo único ARM Cortex-X1 que tem clock de até 2,9 GHz, tendo como adicional mais três núcleos Cortex-A78 para alto desempenho e os quatro restantes possuem o Cortex-A55, proporcionando uma melhoria de desempenho de 30% em modo multi-core.
“Na Samsung Electronics, nos dedicamos a fornecer tecnologias e serviços inovadores com nossos dispositivos principais para oferecer a melhor experiência móvel aos nossos clientes. Com processamento poderoso, conectividade 5G rápida e aceleração inteligente de IA, o Exynos 2100 oferece o melhor desempenho que atende aos rígidos padrões de qualidade e requisitos para o smartphone de próxima geração”, disse Kyeongjun Kim, vice-presidente executivo e chefe do escritório de P&D móvel da Mobile Communications Business, Samsung Electronics.
Já na parte gráfica, os usuários vão ter um grande salto em relação ao que era alcançado na geração anterior. Isso graças ao ARM Mali-G78 presente na GPU, que tem as APIs Vulkan e OpenCL para entregarem uma ampliação na performance gráfica de até 40%, dando uma visibilidade ainda melhor em diversos tipos de uso, principalmente em jogos 3D, AR, VR e MR.
E já que os diferentes tipos de realidade foram citadas, é importante destacar os recursos com foco em Inteligência Artificial, onde o Exynos 2100 consegue realizar até 26 trilhões de operações por segundo.
Na parte fotográfica e de filmagem, o chipset consegue disponibilizar suporte a câmeras com até 200 megapixels de resolução, bem como filmagens em 8K a 60 fps. Já em relação ao modem 5G, ele possui suporte aos espectros 5G de sub-6 GHz e mmWave de 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA e 4G LTE, além de velocidade máxima de downlink de 5,1 Gbps.
Apesar de não ter confirmado a disponibilidade para a linha S21, que vai ser anunciada no dia 14 de janeiro, a Samsung informou que já está realizando a produção em massa do chip.
Então, isso significa que não vai demorar para o público ter acesso ao novo hardware nos aparelhos da marca.