Hoje em dia é muito comum encontrar vírus no pendrive que transformam os seus arquivos e pastas em atalhos. Veja como resolver esse problema!
A rotina, para a maioria das pessoas, é atribulada e repleta de compromissos, sendo assim, o uso da tecnologia ajuda a minimizar esse problema, afinal, o smartphone e outros importantes recursos têm o objetivo de tornar o trabalho e a vida pessoas mais prática e dinâmica.
Diante disso, pequenos detalhes que hoje são insignificantes foram tão bem incorporados no dia a dia que, atualmente, os indivíduos não conseguem mais viver sem esses atributos. Um exemplo disso é o pen drive. Esse dispositivo foi uma das melhores invenções para quem tem uma vida repleta de responsabilidades profissionais e precisa, portanto, transportar arquivos importantes da casa para o trabalho e/ou para outros locais.
Todavia, assim como a maioria das ferramentas tecnológicas, principalmente aquelas portáteis que precisam ser manejadas de um computador a outro, esse acessório requer cuidados especiais para que não seja infectado por vírus danosos aos seus documentos como o que vem sendo evitado pelos usuários, ou seja, o vírus que transforma arquivos e pastas em atalhos.
Ele entra no pendrive e causa destruição, por isso, muitas pessoas acabam, até, cometendo um ato impensado e impróprio, como a formatação do dispositivo. Porém, a solução para esse problema é simples, basta paciência, visto que o vírus não apaga os arquivos, ele somente os oculta. Sabendo disso, ficará fácil reverter a situação.
Tenha calma e solucione o problema
Tendo em vista que tudo está no dispositivo USB, a única coisa que se deve fazer é remover o vírus. No entanto, antes de partir para a ação tenha mesmo a certeza de que todo o conteúdo está dentro dele.
Para isso, clique em “Meu Computador” / “Propriedades”. No ícone do dispositivo observe se o tamanho do disco é o mesmo, pois se for igual ao que estava antes do vírus atacá-lo é sinal de que nada foi removido.
Depois de verificar essa informação é a vez de removê-lo. Geralmente ele afeta a raiz do equipamento por meio de um arquivo chamado “autorun.inf” que ficará oculto. Para visualizá-lo habilite-os. Isso será feito da seguinte forma:
1 – Clique em Painel de Controle > Busque Opções de pasta > Clique nesse item
2 – Clique na aba Modo de Exibição > Pastas e arquivos ocultos > Marque a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas
3 – Feito isso o usuário já poderá visualizar tudo o que antes estava escondido. Vá até o ícone do pendrive e procure pelo arquivo “autorun.inf” e o exclua normalmente.
4 – Pode acontecer de ter um outro arquivo chamado “RECYCLER”. Caso o encontre exclua-o também.