O Google Chrome, apesar de consumir muita memória RAM, ainda é um dos navegadores mais usados do mundo por causa da sua vasta lista de possibilidade, seja por configurações ou extensões complementares. Veja o passo a passo para salvar, ou melhor, exportar todas as suas senhas salvas no navegados para um arquivo que pode ser usado em qualquer situação por estar sempre acessível a você no seu PC.
1º Passo
Para ativar a opção de exportação de senhas é preciso ir na zona de flags do Chrome. Para isso, basta digitar about://flags na barra de navegação.
2º Passo
Procure a opção “Password export”. Normalmente ela fica marcada como Default, mude para Enabled. Esta alteração vai fazer surgir a mensagem que devem reiniciar o Chrome para que a nova flag seja disponibilizada.
3º Passo
Agora que a nova opção está ativa no Chrome, Vá até as configurações (chrome://settings) e procure a opção “Gerenciar Senhas”.
4º Passo
Agora é possível acessar a lista de senhas, é hora de exportar num formato que pode ser usado posteriormente. Para isso você deve carregar no menu existente (três pontos verticais junto às senhas) e escolher a opção Exportar Senhas.
5º Passo
O processo de exportação é agora iniciado e, por isso, é apresentada uma mensagem de segurança, que indica que as senhas vão passar a estar disponíveis e fora da proteção do Chrome. Há ainda a necessidade de colocar a password da conta do utilizador para avançar, da mesma forma que o fazem quando querem visualizar uma senha.
Depois será preciso indicar o local e o nome para o arquivo CSV onde as senhas estão gravadas. O formato dos dados será o mesmo que é apresentado no Chrome, tendo o nome, o URL, o usuários e senha.
Esta exportação pode ser feita na maioria das plataformas onde o Chrome está disponível: Windows, macOS, Linux, Chrome OS ou Android.