ChatGPT: o novo chatbot da OpenAI
A Internet foi bombardeada nas últimas semanas com notícias sobre o ChatGPT, ferramenta de chatbot com suporte à Inteligência Artificial (IA) lançado há poucos meses pela empresa OpenAI. Essa plataforma traz um modelo de linguagem baseada em deep learning (“aprendizagem profunda” em tradução literal), que “ensina” a IA a partir da interação com os usuários.
O ChatGPT possui um enorme banco de dados com acontecimentos até 2021, ou seja, acontecimentos registrados após essa data ainda não são suportados pelo serviço, fornecendo respostas completas sobre diversos assuntos. Ele consegue interagir com os usuários de maneira semelhante a um humano, porém com limitações que devem ser solucionadas posteriormente.
Esse recurso pode ser usado como um chatbot, assistente virtual ou criador de resumos. Seu uso é totalmente gratuito requerendo apenas um cadastro no site da OpenAI — para isso é preciso informar um endereço de e-mail e telefone válidos — com possibilidade de assinar a modalidade Plus, plano que otimiza o acesso com alta demanda, aumenta a velocidade de resposta e traz recursos em desenvolvimento.
Conforme explica a OpenAI, o ChatGPT foi treinado para reconhecer e recusar solicitações potencialmente ofensivas. Após validar o cadastro é possível conversar com o chatbot, fazer perguntas, obter informações sobre diversos assuntos e mais.
Use o ChatGPT:
- Acesse o site da OpenAI (clique aqui) e clique em “Experimente o ChatGPT”;
- Toque em “Sign up” e informe seu endereço de e-mail ou clique nos botões para continuar com a conta Google ou Microsoft;
- Posteriormente, insira seu número de telefone no formato +55 (DDD) 9XXXX-YYYY e confirme-o;
- Pronto, agora use seus dados de login para acessar a plataforma!
- VOCÊ PRECISA VER: OPPO Find N2 Flip estreia no mercado global com chipset Dimensity 9000 Plus e mais | Pocket News #350
Big techs disputam mercado
Afinal, como essa tecnologia pode beneficiar os usuários? Essa resposta ainda não está totalmente clara, porém nota-se um repentino interesse de big techs como Google, Opera e Microsoft na implementação de chatbots em seus buscadores. No caso do Google, a empresa trabalhar em seu projeto próprio denominado “Bard”, recurso que não obteve um bom desempenho na primeira apresentação.
Enquanto isso, Opera e Microsoft anunciaram a integração de seus navegadores com o ChatGPT a fim de atrair novos usuários que enxergam nas IAs um futuro promissor. Por ora, a OpenAI é a desenvolvedora melhor sucedida nesse mercado, contudo, rivais também estão aplicando fortes investimentos nesse segmento tecnológico.