A Apple registrou uma patente ainda no ano passado, mas que só se tornou pública recentemente, que mostra um teclado de MacBook sem teclas. Em outras palavras, o teclado é semelhante a um grande touchpad.
A patente apresenta uma superfície sensível, que reagiria aos toques dos usuários. De acordo com a Apple, que chama a estrutura de “zero-travel”, o teclado não possuiria nenhuma outra peça acoplada a ele, mas não se sabe se como seria a indicação dos caracteres.
Uma vantagem da patente é livrar o usuário de precisar de diferentes tipos de teclados, como os numéricos. Provavelmente, a Apple trabalharia com uma iluminação sobre a superfície que indicaria qual “tecla” o usuário está utilizando, provavelmente a Apple vai adotar o sistema holográfico, ou de led para fazer essa indicação aos usuários.
Vale conjecturar que cada país tem teclas específicas, como acentos e letras exóticas. Isso demonstra que talvez haja a possibilidade de criar um software de configuração de teclas para deixar o teclado no formato padrão do país que você estiver.
Seria muito interessante estar no Brasil usando o teclado segundo as normas ABNT2 e ir para a China a trabalho e começar a digitar em mandarim.
A Apple também garante que esse sistema corre menos risco de apresentar falhas e problemas. Ainda não se pode garantir que a patente de fato se tornará realidade em um produto Apple. Vale lembrar que ainda há uma suspeita de que a Apple pode unir essa patente a uma, apresentada no começo desse ano, de ‘no-touch’, o que poderia indicar um MacBook que respondesse a gestos.