A Apple pegou de surpresa toda a comunidade de usuários nesta terça-feira, 17, ao divulgar em seu site várias notas anunciando a chegada do novo MacBook Pro equipado com os processadores M2 e M2 Max, além do Mac Mini com o M2 e M2 Pro. Os novos dispositivos de última geração da empresa se destacam por trazer especificações potentes em relação aos seus antecessores.
A chegada dos novos aparelhos da empresa marca o fim da dependência dos processadores Intel, com isso a Apple amplia seu ecossistema integrando hardware e software proprietários. Esse lançamento confirma os rumores passados que apontavam para a possibilidade da fabricante não investir no M2 Ultra devido ao alto custo de produção.
Novos Macs Mini com chip M2 e M2 Pro
Segundo informações da Apple, ambos os modelos trazem mais desempenho tanto em CPU quanto GPU, além de maior largura de banda de memória e sistema térmico avançado evitando que o dispositivo superaqueça. A versão com o M2 conta com 8 núcleos com quatro núcleos de alto desempenho e quatro de alta eficiência, com uma GPU de 10 núcleos para alta performance.
Há também até 24 GB de memória unificada e 100 GB/s de largura de banda ideal para execução de programas para edição de fotos e vídeos — a Apple garante até 50% mais velocidade no uso do Adobe Photoshop. Como de praxe, o aparelho não mira em custo-benefício e chega ao mercado norte-americano custando US$ 599, cerca de R$ 3.055 na conversão direta para a moeda brasileira.
Veja o comparativo divulgado pela Apple:
Quando comparado com o Mac mini com Intel Core i7, o Mac mini com M2 oferece:
- Desempenho de upscaling de imagem (ML) de aprendizado de máquina (ML) até 22x mais rápido no Pixelmator Pro.
- Renderização de linha do tempo complexa 9,8x mais rápida no Final Cut Pro.
Quando comparado com o Mac mini da geração anterior com M1, o Mac mini com M2 oferece:
- Transcodificação ProRes até 2,4x mais rápida no Final Cut Pro.
- Desempenho de filtro e função até 50% mais rápido no Adobe Photoshop.
- Jogabilidade até 35% mais rápida em Resident Evil Village.
A variante equipada com o M2 Pro possui velocidades ainda maiores se comparado com seu “irmão” menor. Em seu blog, a gigante de Cupertino destaca a CPU de 12 núcleos com oito núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência, com até uma GPU de 19 núcleos e o dobro de memória: 32 GB.
O novo computador portátil também traz refinamentos na plataforma Neural Engine, que nesta geração está até 40% mais rápida se comparada com o M1. A conectividade de ambos também foi aprimorada
Quando comparado com o iMac de 27 polegadas com Intel Core i7 e Radeon Pro 5500 XT, o Mac mini com M2 Pro oferece:
- Desempenho de filtro e função até 50% mais rápido no Adobe Photoshop.
- Mesclagem panorâmica até 5,5x mais rápida no Adobe Lightroom Classic.
- Rastreamento de objetos até 4,4x mais rápido no Final Cut Pro.
Quando comparado com o Mac mini M1 da geração anterior, o Mac mini com M2 Pro oferece:
- Desempenho gráfico até 2,5x mais rápido no Affinity Photo.
- Transcodificação ProRes até 4,2x mais rápida no Final Cut Pro.
- Jogabilidade até 2,8x mais rápida em Resident Evil Village.
MacBook Pro com M2 e M2 Max
Os novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas chegam equipados com os SoCs M2 e M2 Max, incluindo também o suporte à conectividade Wi-Fi 6E e HDMI atualizado suportando a resolução de imagem 8K. A versão Pro do processador conta com uma CPU de até 12 núcleos e GPU de até 19 núcleos com uma GPU de até 38 núcleos e 96 GB de RAM unificada.
Essa variante chega com 512 GB de armazenamento interno podendo ser expandido para até 8 TB. Ambos compartilham algumas características, como autonomia para 22 horas, display Liquid Retina XDR, sistema operacional macOS Ventura e entradas HDMI, Thunderbolt 4 e SDXC.
- VOCÊ PRECISA VER: Motorola Defy terá envio de mensagens via satélite e HyperX lança novo controle para Xbox | Pocket News #416