Anatel tenta pôr fim à pirataria com decodificadores
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na última quinta-feira, 9, novas medidas para coibir a distribuição de conteúdo audiovisual através de decodificadores de sinal, equipamentos conhecidos informalmente como “TV Box IPTV”. A mudança revelada pelo órgão regulador deve bloquear mais de 5 milhões de aparelhos em todo o Brasil nas próximas semanas.
Essa restrição será feita a partir da identificação e bloqueio dos códigos IPs usados pelos criminosos na divulgação de obras audiovisuais como filmes, séries e documentários sem o pagamento das licenças de uso. Para isso, a autoridade contará com a análise do sinal emitido pelos aparelhos de modo a encontrar a origem da frequência bloqueando o sinal na fonte.
O Plano prevê a realização de procedimentos de bloqueio ou redirecionamento de tráfego de conteúdo e de chaves de criptografia do Serviço de Acesso Condicionado – SeAC (TV por assinatura), nesses aparelhos não homologados. A entidade destaca que o uso de TV Box sem registro podem colocar a segurança e privacidade dos usuários em risco devido a malwares.
Essa novidade faz parte dos esforços da Anatel em impedir que criminosos utilizem decodificadores de sinal para vender ilegalmente o sinal das operadoras via IPTV. “O objetivo do Plano é, por meio de medida administrativa, atuar de maneira mais célere, compatível com a agilidade dos fornecedores dos produtos clandestinos. Espera-se, assim, impedir ou prejudicar de forma significativa o funcionamento desses equipamentos e desestimular o seu uso”.
Objetivos do Plano da Anatel:
- Reduzir os riscos às redes de telecomunicações causados por dispositivos TV Box não homologados;
- Aumentar a segurança física e de dados dos usuários;
- Reduzir a atividade clandestina de provimento de SeAC por entidades ou pessoas físicas não outorgadas;
- Melhorar o equilíbrio competitivo do mercado audiovisual pela redução de ofertas irregulares de conteúdo advindo do SeAC.
- VOCÊ PRECISA VER: Twitter Blue chega no Brasil custando a partir de R$ 42 com benefícios exclusivos | Pocket News #435
WhatsApp beta para iOS testa novo modo de câmera
O WABetaInfo, portal especializado em novidades do WhatsApp, identificou um novo recurso que está sendo testado na versão beta v23.3.0.74 do mensageiro para iOS. A função adiciona uma interface aprimorada reunindo em um único espaço a opção para gravação de vídeos e fotografia tal como disponibilizado no Android.
Por ora, ainda não há informações de quando (e se) esse recurso será introduzido na versão estável do WhatsApp no iPhone, entretanto, é esperado que aconteça nas próximas semanas.