Unity muda diretoria após crise com desenvolvedores
A Unity, uma das principais plataformas de desenvolvimento de jogos, anunciou uma mudança na sua liderança após uma polêmica envolvendo taxas de instalação. John Riccitiello, que ocupava o cargo de presidente e CEO da empresa, deixou suas funções e será substituído interinamente por James M. Whitehurst, ex-executivo da IBM. A decisão foi comunicada pela Unity em uma nota oficial.
A polêmica começou quando a Unity revelou que iria cobrar dos desenvolvedores uma taxa adicional por cada instalação ou reinstalação de seus jogos pelos usuários. A medida gerou protestos de mais de 500 estúdios, que assinaram uma carta aberta criticando a decisão da empresa. A Unity tentou amenizar a situação ao anunciar que apenas a primeira instalação seria contabilizada para a taxa, mas ainda assim não conseguiu agradar os desenvolvedores.
Diante da repercussão negativa, a Unity reformulou todo o seu plano de cobrança e apresentou uma nova proposta mais flexível e transparente, que leva em conta o tamanho e o faturamento dos estúdios, além de oferecer mais benefícios e recursos para os criadores de jogos. No entanto, parece que essa mudança não foi suficiente para manter Riccitiello no comando da empresa, que agora busca um novo CEO permanente.
A Unity é uma das engines mais populares do mercado, sendo usada por grandes e pequenos estúdios para criar jogos como Among Us, Fall Guys, Ori and the Blind Forest, Hollow Knight, Cuphead e muitos outros. A plataforma também tem investido em outras áreas como realidade virtual, inteligência artificial e educação.
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Jogos da Activision Blizzard chegam ao Game Pass a partir de 2024
A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (9) que fechou um acordo para adquirir a Activision Blizzard, uma das maiores empresas de jogos do mundo, por US$ 68,7 bilhões. A transação deve ser concluída em 2024, após a aprovação dos órgãos reguladores e dos acionistas da Activision Blizzard.
Com a compra, a Microsoft passa a ter o controle de franquias populares como Call of Duty, Overwatch, World of Warcraft, Diablo e Candy Crush. Além disso, a empresa planeja integrar os jogos da Activision Blizzard ao seu serviço de assinatura Xbox Game Pass, que já conta com mais de 25 milhões de usuários.
Segundo o comunicado oficial da Microsoft, a aquisição visa ampliar o alcance e a diversidade da oferta de jogos da empresa, bem como fortalecer o seu ecossistema de plataformas e serviços. A Microsoft também afirmou que vai apoiar a Activision Blizzard na resolução das questões legais e culturais que a empresa enfrenta atualmente, referindo-se às denúncias de assédio e discriminação que abalaram a reputação da desenvolvedora nos últimos meses.
A Activision Blizzard continuará operando como uma subsidiária independente da Microsoft, mantendo sua liderança atual. O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, disse que a parceria com a Microsoft vai permitir que a empresa acelere o seu crescimento e inovação, além de oferecer mais valor aos seus jogadores e acionistas.