Apple lança óculos de realidade mista
O Vision Pro são os novos óculos de realidade aumentada da Apple, lançado nesta segunda-feira (5) durante a WWDC 2023, evento de tecnologia realizado pela empresa. Esses dispositivos combinam o mundo real e o digital, permitindo que o usuário interaja com aplicativos, jogos, vídeos e outras experiências imersivas através dos monitores OLED com resolução 4K.
O Apple Vision Pro tem um design elegante e leve, com lentes transparentes e ajustáveis, que se adaptam à iluminação do ambiente. Esse formato e construção foi inspirado nos óculos de proteção usados por esquiadores — curiosamente, os brasileiros associaram o visual dos óculos de realidade virtual e aumentada da gigante de Cupertino com o acessório do mascote da Sadia.
Os óculos também contam com um sistema de som espacial, que cria uma sensação de profundidade e direção do som. O Apple Vision Pro funciona com o iPhone ou o iPad, que fornecem o processamento e a conexão sem fio. O usuário pode controlar o óculos por meio de gestos, voz ou um controle remoto opcional.
Confira abaixo as fotos do produto:
Ele é compatível com o iOS 17 e o iPadOS 17, que trazem novos recursos e melhorias para a realidade aumentada. O óculos também pode se transformar em um headset de realidade virtual, usando uma capa magnética que bloqueia a visão externa. Nesse modo, o usuário pode acessar conteúdos exclusivos de realidade virtual, como filmes, shows e cursos.
O Apple Vision Pro custa US$ 3.500 (~R$ 17.300) com disponibilidade inicial apenas nos Estados Unidos e possibilidade de lançamento em outros países nos próximos meses. Não sabemos se chegará ao Brasil.
Apple anuncia novo iOS 17
A Apple também aproveitou o evento para anunciar o sistema operacional iOS 17, versão que traz não somente aprimoramentos no desempenho do software, mas também novidades para os usuários. Confira as principais:
- Download de apps fora da App Store: O iOS 17 permite que você baixe aplicativos de fontes alternativas à loja oficial da Apple, desde que sejam verificados e seguros. Isso dá mais liberdade e flexibilidade para os usuários escolherem os apps que querem usar.
- Tela dividida: O iOS 17 finalmente traz o recurso de tela dividida para os iPhones, permitindo que você use dois aplicativos ao mesmo tempo na mesma tela. Você pode ajustar o tamanho e a posição dos apps, arrastar e soltar conteúdos entre eles e alternar rapidamente entre as janelas.
- Apps duplos: O iOS 17 também permite que você tenha duas versões do mesmo aplicativo no seu iPhone, cada uma com uma conta diferente. Isso é útil para quem usa apps de redes sociais, mensagens ou trabalho com mais de um perfil.
- Siri menos invasiva: A assistente virtual da Apple ficou mais discreta no iOS 17, ocupando apenas uma pequena parte da tela quando é ativada. Além disso, a Siri ficou mais inteligente e capaz de entender comandos complexos e contextuais.
- Novo iMessage: O aplicativo de mensagens da Apple foi reformulado no iOS 17, trazendo novas funções como a transcrição de conversas em vídeo e em ligações telefônicas, recursos para fazer mensagens digitais interagirem com o mundo real e um modo de foco que silencia as notificações indesejadas.
- Google Chrome “de verdade”: O iOS 17 permite que você use o navegador do Google como padrão no seu iPhone, substituindo o Safari. Isso significa que você pode acessar todos os recursos e sincronizações do Chrome sem precisar abrir o app separadamente.
- Mais widgets: O iOS 17 expande as opções de widgets na tela inicial do iPhone, trazendo novos complementos interativos com botões, interruptores, barras deslizantes e outros atalhos para facilitar o uso do celular. Você também pode personalizar os widgets de acordo com o seu gosto e necessidade.
- Central de Controle remodelada: A Central de Controle do iOS 17 ganhou um novo visual e novas funções, como um controle remoto para a Apple TV, um atalho para o Journal e um botão para ativar o Apple Vision Pro, os óculos de realidade aumentada da Apple.
Essas são algumas das principais novidades do iOS 17, mas há muitas outras que você pode descobrir ao atualizar o seu iPhone para a nova versão do sistema operacional da Apple.