iPhone 14 começa a ser montado no Brasil
O iPhone 14 é o novo celular da Apple que passou a ser montado no Brasil, na fábrica da Foxconn em Jundiaí, São Paulo. Essa novidade foi revelada pelo portal MacMagazine, que recebeu uma foto da caixa do aparelho com a frase “Assembled in Brazil” (“Montado no Brasil”, em tradução literal). Antes, o iPhone 14 era fabricado na Índia e na China.
O modelo nacional é o mesmo vendido nos outros países, com o chip A15 Bionic, a câmera grande-angular de nível profissional, o modo Cinema e a tela de montar do iOS 16. A diferença é que o iPhone 14 brasileiro tem um part number terminado em BR/A, enquanto os importados terminam em BZ/A.
A vantagem de ter um iPhone 14 nacional é que ele pode ter um preço mais acessível, já que não sofre com as taxas de importação. Além disso, ele pode ter uma garantia mais fácil de acionar em caso de problemas. Por enquanto, apenas a versão base do iPhone 14 está sendo montada no Brasil, mas pode ser que as versões Pro também sejam produzidas no país no futuro.
Dono do Telegram diz ser “impossível” atender a Justiça
O fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, afirmou ser “impossível” entregar os dados exigidos pela Justiça brasileira em uma investigação sobre células neonazistas no aplicativo. Em uma postagem em seu canal pessoal, Durov disse que o Telegram não armazena as conversas dos usuários em seus servidores e que não tem acesso às chaves de criptografia que protegem as mensagens. Segundo ele, o Telegram é um serviço seguro e privado que respeita os direitos humanos e a liberdade de expressão.
Durov também criticou a decisão judicial que bloqueou os bens da empresa no Brasil, alegando que se trata de uma medida desproporcional e arbitrária. Além disso, ele afirmou que o Telegram não tem fins lucrativos e que não depende de anúncios ou assinaturas para se manter.
O executivo reforça que o mensageiro deixou países em que não era possível manter a liberdade dos usuários. Ele também destacou estar empenhado em “preservar a privacidade e a liberdade de expressão”.