A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou 3.486 roubos e furtos de celulares no estado no período de carnaval, época em que esses e outros crimes disparam em todo o país. Além do transtorno de ter o smartphone subtraído, a vítima também pode sofrer outros prejuízos financeiros se o aparelho não tiver uma senha que impeça o acesso aos dados sensíveis.
Em muitos casos é comum que os ladrões desbloqueiem o telefone e consigam acessar aplicativos bancários realizando empréstimos, pagamentos e transferências com a conta da vítima. Portanto, ao perceber o furto é imprescindível acessar o site da Polícia Civil e emitir um boletim de ocorrência (B.O) sobre o fato, com isso o proprietário pode bloquear o chip junto à operadora e mais.
Confira nossas dicas!
1. Faça o Boletim de Ocorrência
O B.O. pode ser feito na delegacia mais próxima ou online. “Assim, é possível evitar que você seja responsabilizado por possíveis usos indevidos de informações e serviços disponíveis no celular, além de realizar junto a operadora o bloqueio do IMEI, isso dificulta o uso do aparelho pelos criminosos”, alerta o especialista Wanderson Castilho, perito em crimes eletrônicos.
2. Bloqueie a linha
Ligue na operadora para bloquear a linha telefônica, isso impede que o criminoso de fazer qualquer tipo de ligação e receber sms. É importante anotar o número de protocolo que confirma o bloqueio.
3. Bloqueie as operações bancárias
Ligue no banco para solicitar o bloqueio de todas as operações da conta, isso impede transferências e compras, dependendo do caso a instituição financeira pode ressarci-lo em caso de perdas.
4. Informe seus contatos
Ao informar os contatos, isso diminui a chance que o criminoso aplique golpes, como falso sequestro, pedido de dados bancários, PIX, entre outros. Uma simples postagem em suas redes sociais informando o ocorrido basta para evitar os danos destes golpes.
5. Apague os dados do celular
Deve ser realizado o mais rápido possível, antes que o celular saia do raio de cobertura, nos dias atuais esse procedimento é feito online sendo IOS ou Android, ele consiste em apagar dados de acesso a redes sociais, fotos, vídeos e documentos.
6. Recupere as suas senhas
Nessa etapa é importante estar com um novo chip – com o mesmo número que foi bloqueado anteriormente pela operadora – uma vez que você primeiro terá que trocar as senhas dos aplicativos e verificar quais dispositivos estão conectados aquele aparelho para depois desconectá-los do aparelho, geralmente essa etapa pede um código que chega via SMS por esse motivo é importante estar com o novo chip.