A ASUS tem apostado com força no mercado mobile, e dessa vez trás ainda mais inovação para o seu novo aparelho. Durante o Asus Onboard 3, a empresa apresentou o como novidade para o público brasileiro um celular que já é conhecido no mundo tech desde a CES 2017, o Zenfone AR. Esse smartphone que é o primeiro produzido no mercado que está focado em 2 realidades: a Realidade Virtual (VR) que tem ganho cada vez mais espaço no mercado mobile e também de games e terá destaque nesse aparelho através do Daydream, e a Realidade Aumentada (AR) que traz uma nova forma de incorporação do mundo virtual no mundo real.
REALIDADE AUMENTADA
A Realidade Aumentada, por ser algo que ainda está em fase experimental através do projeto Tango, acaba sendo o maior destaque do aparelho e dá nome ao mesmo. Essa sacada de gênio, de criar o 1º aparelho com as duas realidades só foi possível graças à parceria que a ASUS fez com a Google, pois ambas as tecnologias inseridas no Zenfone AR são da empresa.
O layout desse aparelho foi pensado para ser algo visualmente agradável, fino e ao mesmo tempo que pudesse encaixar perfeitamente todas as peças de forma compacta e anatômica, principalmente a bateria, que possui 3300mAh a mesma tecnologia da existente na bateria do finado Note 7, mas como o layout do AR foi pensado com muito cuidado, essa bateria tem risco 0 de explosão.
ESPECIFICAÇÕES
Para aguentar a carga pesada de fazer esses dois modos funcionarem sem engasgos por travamento, o Zenfone AR trouxe especificações bem robustas:
- 6GB e 8GB de memória RAM
- Processador Quad-Core Snapdragon 821 (otimizado para o Google Tango)
- Sistema de refrigeração Vapor Cooling
- GPU Adreno 530.
Mas para ter a imersão completa nesse mundo da realidade aumentada, a ASUS caprichou nas câmeras. Sim, eu falo no plural porque o Zenfone AR possui 3 câmeras traseiras que tem o objetivo de fazer a fusão perfeita de qualidade, movimento e profundidade para dar o maior realismo possível para os usuários.
SMARTPHONE DE POSICIONAMENTO
Esse é um smartphone de nicho, voltado principalmente para arquitetos, desenvolvedores de games e estilistas, mas nada impede que usuários comuns consigam fazer uso dele com facilidade, pois existem apps específicos para cada uma dessas áreas que acabam facilitando o uso de usuários que são apenas amantes de tecnologia pois terão a oportunidade de fazer mais coisas, jogar de forma diferente e explorar o mundo de um outro ponto de vista.
“Um smartphone de posicionamento”, foi assim que Marcel Campos – diretor de marketing da América Latina e Índia da ASUS – definiu o Zenfone AR. Por este motivo, não podemos esperar um preço competitivo, haja vista que ele vem mostrar para as empresas que ainda é possível inovar dentro do mercado mobile, mas acredito que na próxima versão ele será mais acessível.
O Zenfone AR terá o seu preço divulgado e começará a ser vendido oficialmente no fim do 2º trimestre de 2017, provavelmente durante a Computex ou um pouco depois, mas ele também será vendido aqui no Brasil, então comece a torcer para o dólar ficar estável e não ter um aumento absurdo até a chegada desse aparelho por aqui, pois poucas unidades serão vendidas e se o preço não passar de R$5 mil, com certeza o estoque esgotará em poucas horas porque temos diversas pessoas curiosas para ver o funcionamento dessas tecnologias em mãos, mas sabe-se também que poucas unidades serão vendidas, pois a quantidade produzida é bem limitada.