Antes mesmo da Anatel mostrar apoio às companhias de distribuição de internet banda larga na nova forma de franquias e velocidades que eles querem impor para a internet fixa, já estava praticamente tudo resolvido na visão dos empresários, mas existem algumas informações que você precisa saber.
Nesse novo plano de internet limitada, as empresas criarão pacotes de franquias mensais, nos quais você poderá escolher a velocidade desejada, mas ao chegar no limite da franquia escolhida por você para integrar o pacote, a sua internet terá uma redução na velocidade, o mesmo que acontece nas franquias de internet móvel 3G e 4G. Entretanto, muitos usuários estão alegando que as franquias que serão fornecidas pelas empresas desfavorecem o consumo, pois estão muito abaixo do consumo real dos consumidores brasileiros.
Existem países, como o Canadá que possuem planos de internet limitada, mas a franquia estipulada é muito maior do que a que as empresas que trabalham com a distribuição de sinal estão oferecendo aqui no Brasil. Outra característica importante da banda larga limitada do Canadá é a possibilidade de deixá-la ilimitada mediante o pagamento de uma taxa fixa mensal, o que seria muito válido para os consumidores brasileiros se não fossem as taxas abusivas inseridas em nossas faturas já existentes que sofrerão reajustes nos novos planos, acrescendo o valor de nossas contas para preços absurdamente caros, totalmente divergente com a realidade financeira da maioria da população brasileira.
É preciso que as empresas realizem pesquisas mais eficazes antes de implementar as franquias que, infelizmente, virão porque as amostragens usadas por eles para análise não condizem com o consumo real que vemos no dia a dia.
Essa franquia limitada não afeta apenas as pessoas físicas, mas também as jurídicas, principalmente empresas de hospedagem de websites que precisam de muita franquia para manter seus servidores no ar. A limitação da internet afeta totalmente o setor de TI, fazendo com que as pesquisas tecnológicas sejam limitadas a poucos Gigabytes.
Vale lembrar também que as próprias distribuidoras de sinal serão afetadas por essa mudança, ou será que eles fazem reuniões deles são sempre feitas ao vivo e eles enviam mensagens rápidas via telegrama?!