A Qualcomm anunciou na última terça-feira, 16, o novo chipset Snapdragon 8 Gen 2 (SM8550-AB) como plataforma topo de linha da empresa trazendo alta performance e notórios avanços em relação ao seu antecessor, o SD 8 Gen 1, SoC com litografia da Samsung que enfrentou sérios problemas de superaquecimento.
De acordo com a fabricante, algumas marcas confirmaram que usarão o processador carro-chefe em seus próximos celulares de última geração, incluindo a ASUS ROG, Honor, iQOO, Motorola, nubia, OnePlus, OPPO, REDMAGIC, Redmi, SHARP, Sony, vivo, Xiaomi, Meizu e ZTE.
Como de praxe, o componente carrega especificações avançadas incluindo um núcleo Arm Cortex-X3 com clock de 3,2 GHz, quatro núcleos Cortex-A715 a 2,8 GHz e três núcleos Cortex-A510 a 2,0 GHz, aliada com a placa de vídeo (GPU) Adreno de última geração com 25% mais rendimento e 40% de eficiência energética.
O processo de fabricação da unidade é de 4 nanômetros da TSMC em vez da Samsung, litografia que deve diminuir o consumo de bateria do telefone.
Uma das novidades relacionadas a GPU é a chegada da tecnologia Ray Tracing usando o hardware do aparelho para melhorar a qualidade gráfica de games compatíveis. Esse recurso é bastante popular nos computadores e acaba de desembarcar no segmento mobile com a Qualcomm.
Durante o evento Snapdragon Summit 2022, a Qualcomm aproveitou o palco para destacar todas as novidades do Snapdragon 8 Gen 2, como aprimoramentos no sistema de Inteligência Artificial (IA) através da ferramenta Snapdragon Smart, motor de IA classificado como o mais potente da companhia.
Em paralelo a isso, o novo componente também inclui progressos relacionados à conectividade da plataforma nativa Snapdragon Connect, como o modelo X70 5G que oferece maior velocidade de e baixa latência, suportando também o 5G+5G/4G Dual-SIM Dual-Active.
O chipset também ostenta o Sistema de Conectividade Móvel Qualcomm FastConnect 7800, que possui o primeiro Wi-Fi 7 comercial com High Band Simultaneous (HBS) Multi-Link.
Por ora, ainda não sabemos qual será a primeira fabricante a lançar um smartphone alimentado pelo Snapdragon 8 Gen 2, no entanto, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, publicou um teaser no Twitter sugerindo que a fabricante chinesa pode ser a primeira a estrear a CPU.