O Aplicativo TikTok foi pego no flagra copiando os clipboards os usuários de iOS
Uma polêmica caiu sobre o TikTok que foi pego copiando o conteúdo do clipboard de usuários de iOS. Em resposta, a empresa se defendeu dizendo que este é uma função anti-spam. Vamos agora analisar este caso.
Antes de tudo, é importante que você entenda o papel do clipboard. Quando utilizamos a função de copiar e colar do sistema, aquela informação que a gente congelou fica guardada por um tempo na memória, normalmente sendo até o sistema ser reiniciado ou outra informação ser gravada. O lugar em que essa informação fica salva é chamado em inglês de clipboard.
Recentemente, o Telegraph, havia exposto o TikTok foi um dos vários aplicativos que estavam lendo os clipboards dos usuários.
Outros aplicativos como AccuWeather, Overstock, AliExpress, Call of Duty Mobile, Patreon, e Google News também foram pegos no escândalo.
Segundo a empresa, o TikTok apenas registra a informação do clipboard caso a pessoa realize mais de três colagens seguidamente, o que levanta suspeitas para um comportamento de spammer.
Assim, a sua clipboard era copiada e analisada para saber se ele estaria realmente agindo contra as regras da comunidade.
Okay so TikTok is grabbing the contents of my clipboard every 1-3 keystrokes. iOS 14 is snitching on it with the new paste notification pic.twitter.com/OSXP43t5SZ
— Jeremy Burge (@jeremyburge) June 24, 2020
Porém, apesar de sua defesa alegando que não haviam más intenções por detrás da função, o TikTok prometeu que irá dar um fim a prática em algumas semanas, mas até o momento isso não aconteceu.
O maior problema com esse tipo de prática, é que muitos usuários costumam utilizar o sistema de copia e cola, principalmente em celulares, para trabalhar com números mais sensíveis e que não podem ser errados durante a digitação ou são grande demais para serem decorados, como senhas, contas banco, cpf, nomes, contatos telefônicos.
Ou seja, a quantidade de informação que a empresa poderia obter com isso é variada e potencialmente muito perigosa caso elas acabem sendo utilizadas por ou vendidas para pessoas mal intencionadas.
Agora, o TikTok já avisou que está com a atualização para remover a função dos sistemas de iOS e que ela irá para os usuários em breve.
No entanto, apesar da remoção dessa função do iOS, não ficou claro que se o mesmo acontece com, e a remoção será realizado para, os dispositivos Android, que poderão ainda estar vulneráveis a prática.
Porém, se este for o caso, pode ter certeza de que eles serão expostos novamente, já que todos os holofotes estão virados para eles no momento.
A Airbnb quase faliu por conta da pandemia
Que o Coronavírus trouxe consigo uma infinidade de problemas para diversos setores da sociedade, sem dúvidas uma das áreas mais afetadas foi o turismo, justamente pelo fato de que com a maior parte dos países realizando medidas de quarentena, onde tanto o turismo de visitantes estrangeiros quanto o turismo doméstico foram praticamente paralisados por alguns meses.
Em uma entrevista, o diretor e fundador da empresa, Brian Chesky, disse “Demoramos 12 anos para construir o negócio do Airbnb e perdemos quase tudo em questão de quatro a seis semanas”, logo em seguida ele explica o principal motivo que trouxe essa crise gigantesca ao setor e o grande vilão foram as viagens paralisadas, onde desde o começo de março, que levaram uma onda de cancelamentos e pedidos de devoluções por todo o ano de 2020, o que consumiu mais de 50% da receita do Airbnb para este ano, forçando-os a ter que demitir mais de 1900 pessoas, que representam um quarto dos seus empregados.
No entanto, ainda há esperanças, isso porque, segundo Brian, a empresa registrou no final de maio e no começo de junho um volume semelhante de reservas ao do ano anterior, sem eles terem investido em publicidade. Brian acredita que este fenômeno se dará após a Covid-19, onde as pessoas estarão ansiando por deixar suas casas e aproveitar o mundo ou seus próprios países, justamente por estarem proibidas de fazerem isso por um longo período de tempo.