Celular Motorola com codinome “Saipan” é homologado na Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, certificou mais um celular da Motorola no Brasil, no caso estamos falando do smartphone conhecido internamente na empresa como “Saipan” que chegará nas lojas com o nome comercial Moto G50 5G.
Dentre os recursos listados na homologação, tivemos a conectividade 5G e o carregador de 20 watts, fone de ouvido e capinha que virão acompanhados com a caixa. Lá também há menção a sua bateria não removível com capacidade de 4.700 mAh.
Mais detalhes sobre o aparelho ainda não foram revelados, porém nós sabemos que o Moto G50 recebeu um processador Snapdragon 480 5G, tela de 90 Hz, bateria de 5.000 mAh e câmera tripla com sensor principal de 48 MP. Assim, podemos esperar que a versão 5G tenha algo próximo disso.
AMD FSR chega como uma resposta ao Nvidia RTX
O AMD FSR chegou recebendo muitos comentários positivos quanto a sua qualidade, por ser um código aberto que rivaliza diretamente com a NVIDIA e pode ser aplicado tanto em placas AMD quanto NVIDIA.
Entretanto, técnicos explorando mais sobre o código acabaram encontrando similaridades gigantescas entre o modelo FSR com algo que a NVIDIA já oferece com o seu painel de controle já há algum tempo.
Assim, foi descoberto que usuários da NVIDIA podem ter acesso facilmente aos recursos do código, já que ele é uma versão modificada do seu Lanczos upscale.
No painel de controle da NVIDIA você irá encontrar a aba ‘Manage 3D Settings’, ou ‘ Gerenciar as Configurações em 3D’, onde usuários podem ativar o GPU scaling e controlar outras configurações que geram resultados superiores ao oferecido pelo FSR.
Essas modificações irão funcionar também em GPU’s mais antigas, no modelo Turing & Pascal, podendo ser aplicada em todos os jogos que utilizam o DirectX 9, 10, 11, 12, Vulkan e OpenGL.
Essa sem dúvidas não é a melhor maneira de fazer upscaling em jogos por possuir limitações em outros aspectos se comparados com o FSR da AMD e o DLSS também oferecido pela NVIDIA.
Dentre essas limitações estão a incapacidade de suporte para sistemas MSHybrid, GPUs pré-Turing, assim como o VR, displays com formato YUV420 são alguns exemplos.
Além disso, por esse método alguns bugs podem acontecer, como a interface de alguns jogos ficar embaçada e ilegível.
Assim, no final das contas apesar de ter tido uma inspiração gigantesca no Upscale Lanczos da NVIDIA, a AMD realmente fez um bom trabalho com o desenvolvimento do FSR, corrigindo tais limitações e o liberando como um código-aberto, o que facilita muito a sua integração com títulos AAA.
Para trazer para um exemplo mais prático, se considerarmos os códigos como pudins, a opção oferecida pela NVIDIA seria um pudim mal misturado, ainda é gostoso, dá pra comer tranquilamente, mas algumas partes serão muito boas e outras nem um pouco agradáveis. Já o FSR da AMD seria o mesmo pudim, mas agora muito mais misturado, ainda não é perfeito, mas você dificilmente notará isso quando estiver comendo.