Ratchet & Clank grátis para PS4 e PS5
Ratchet & Clank já está de graça para baixar no PS4 e PS5, via retrocompatibilidade. A Sony decidiu liberar o jogo para todos os usuários da PlayStation Store.
Não será necessário realizar qualquer transação, nem ao menos ter assinatura do PlayStation Plus.
O jogo foi lançado originalmente em 2016 para PS4 e faz parte do programa Play At Home, que fez sucesso em 2020.
O título ficará associado a sua conta por tempo indeterminado e pode ser baixado quantas vezes o jogador achar necessário.
Para instalar o jogo, basta procurar por “Ratchet” na PlayStation Store e adicionar o título à biblioteca. Se você estiver no PC, poderá baixar de maneira remota pelo navegador.
Além disso, fique atento para os próximos títulos, porque em abril a Sony também irá disponibilizar mais jogos gratuitos.
Programador reduz tempo da tela de loading em 70%
Um programador realizou uma façanha que deixaria muitos jogadores enlouquecidos com a notícia, como nós daqui também ficamos. Isso porque, o programador “t0st” foi capaz de reduzir o tempo de loading do GTA Online em 70% utilizando algumas ferramentas de programação e depuração.
Isso é algo até ultrajante de se pensar, já que a franquia GTA é conhecida mundialmente pelos seus loadings longuíssimos. Em uma pesquisa feita por usuários do Reddit, cerca de 80% dos usuários levam mais de 3 minutos para abrir seus jogos, sendo que alguns declararam que os seus chegam a levar até 15 minutos as vezes.
Uma das descobertas mais chocantes feita por t0st, é que durante o loading, o GTA carrega um arquivo com os 63 mil itens que podem ser comprados no jogo. Isso é um absurdo se você parar para pensar que com toda certeza não vai ter contato com todos esses itens em sua jogatina. Porém, a situação é ainda pior, porque o jogo faz uma rechecagem de cada caractere do arquivo assim que ele conclui a primeira.
Assim, para solucionar esse problema, o programador escreveu um código que calcula o comprimento da lista sem necessariamente ter que fazer a contagem de cada item. Assim, a verificação deixa de ser de 63 mil para apenas um.
O que é bem revoltante sobre esse caso, é que na programação esse método de checagem de lista é algo bem básico que já é utilizado há muitos anos antes do lançamento do GTA, ou seja, o problema só está ali ainda por preguiça ou incompetência da desenvolvedora.
Com isso, ele reduziu o tempo de carregamento em seu jogo de 6 minutos para apenas 1 minuto e 50 segundos. O programador disponibilizou o processo passo a passo na internet, permitindo que os usuários façam por conta própria, no entanto é bom saber o que está fazendo.
Além disso, você ainda corre o risco de acabar sendo banido pelo anti cheat que poderá considerar que você fez alterações nos arquivos para trapacear.
Revoltado, t0st reclamou em seu twitter: “Se isso de alguma forma chegar à Rockstar: os problemas não devem levar mais de um dia para serem resolvidos. Por favor, façam alguma coisa em relação a isso” É realmente um absurdo imaginar que uma empresa tão grande como a Rockstar, dona de títulos como GTA V e Read Dead Redemption, iria deixar um erro tão simples de resolver continuar presente em um jogo que foi lançado há 8 anos.