Escolher um notebook atualmente não é uma tarefa fácil, temos diversos modelos das mais variadas fabricantes e com configurações diversas, mas uma coisa é fato: a maioria possui um processador Intel. Apesar de parecer simples comparar dois processadores pode ser algo mais complexo do que se imagina, principalmente na hora de entender o que significa aqueles números e letras que sucedem o nome da fabricante.
Na hora de priorizar um modelo para compra entender para qual finalidade determinado processador é voltado pode ajuda a evitar muita dor de cabeça e mal desempenho.
INTEL
Os modelos de processadores que abordaremos neste artigo são da Intel, empresa multinacional que fabrica processadores e outros componentes com objetivo de atender ao público que busca desde economia na hora da compra até produtos mais caros e com alto desempenho.
Antes de partirmos diretamente para os processadores temos que entender para que serve cada sigla presente no nome do componente. Veja abaixo a explicação detalhada.
ENTENDA O NOME DO PROCESSADOR
Um único processador pode ser voltado para diferentes públicos, desde gamers até usuários de workspace. Mas como identificar a finalidade de cada componente?! A resposta esta logo na imagem abaixo:
Brand: em inglês esta palavra significa “marca”, nos processadores Intel sempre virá com o nome da fabricante antes do modelo, geração e dentre outros.
Brand Modifier: o modificador da marca nos ajuda a identificar o modelo do processador que está sendo apresentado, seja ele um i3, i5, i7 e etc…
Gen Indicator: logo após ao modelo do processador temos um número, ele serve para indicar a geração cujo aquele modelo pertence. No exemplo da imagem tempo um processador Intel i7 de quarta geração.
SKU (Stock Keeping Unit): estes números indicam a potência do processador, quanto maior ele for mais potente o processador é. Exemplo um i7 8550u é mais potente que um i7 7500u.
Product Line: a Intel tem diversas linhas voltadas para determinados públicos, e é através deste sufixo que podemos identificar a qual linha o processador pertence. No exemplo acima temos um Intel i7 de sétima geração pertencente a linha “U”. Falaremos sobre as linhas abaixo:
LINHAS
Nos notebooks temos processadores com terminação “U, H, HQ e HK”, na lista abaixo começamos pelos modelos com menor desempenho.
Pentium e Celeron: baixo consumo de energia e baixo desempenho. Não permitem Overclock
Terminação U: modelos com esta terminação possuem um desempenho inferior se comparado com o modelo HQ, por exemplo. A linha U oferece um gasto de energia reduzido e por isso oferece um desempenho apenas satisfatório. Não é possível realizar o Overclock em processadores desta linha.
Exemplo: Intel i7 8550u.
Terminação H/HQ: : alto consumo de energia e alta performance. Esta linha é voltada para o público gamer ou para quem busca um maior desempenho.
Terminação HK: processadores que permitem a realização de Overclock.
Overclock: procedimento realizado no processador que visa aumentar o desempenho do componente alterando sua velocidade.