O Instagram lançou recentemente uma ferramenta para quem curte criar conteúdos diferenciados para os Stories e se via limitado pelos 15 segundos de cada um, o IGTV. Apesar das semelhanças com o Youtube, a plataforma ainda possui algumas limitações de uso, como o tempo máximo de 1 hora para cada postagem e o fato da proporção dos vídeos ser vertical.
Independente das funções necessárias para a maioria dos creators, como a aceitação de mídias no modo paisagem (horizontal) e a monetização, ainda não estar disponível, é óbvio que dá para extrair bastante dessa ferramenta que vai dar um booster no trabalho de quem vive da rede social. Confira algumas dicas para usar o IGTV da melhor forma possível.
Criando um canal
Mesmo com uma conta ativa no Instagram, para usar o IGTV é preciso criar um canal, processo realizado, literalmente, em um clique.
Ao abrir o app, será possível ver o canal dos perfis que você segue na parte inferior, bem como uma barra com o campo de pesquisa, sua foto de perfil e o ícone de configurações. Clicando na engrenagem, ira aparecer em azul a opção “Criar Canal”.
Selecionando a foto de perfil, irão aparecer as informações da “Bio” do seu Insta, os vídeos postados e a opção para upload de novas mídias.
Importação
Ao contrário do “app mãe”, o Instagram TV permite a importação dos vídeos na mesma qualidade de gravação, evitando as compressões que vemos nos Stories e fazem a qualidade das postagens ser muito inferior a desejada por quem posta. Infelizmente ele ainda não aceita arquivos gravados a 60FPS, mas isso não é empecilho criativo para a maioria dos Instagrammers.
Ao clicar em “Carregar Vídeo”, todas as mídias com mais de 15 segundos e menos de 10 minutos (esse tempo será aumentado após algumas postagens) da sua galeria serão carregadas, permitindo que você escolha qual vídeo postar. Caso você tenha feito uma pasta específica para colocar os arquivos que serão upados no app, é possível refinar a busca facilmente.
Depois de escolher, basta clicar em “Avançar” para entrar na última etapa pré postagem.
Na última tela, estão disponíveis as seguintes opções: Título, Descrição e Editar Capa. O interessante é que a Thumbnail do vídeo pode tanto ser um frame específico dele quanto uma imagem da galeria, o que permite uma liberdade criativa muito maior e evita certos sustos com frames indesejados, como ocorre nos Stories.
Você ainda é capaz de escolher se o conteúdo irá para a fanpage/perfil no Facebook ou não.
Pesquisa
Assim como no Instagram, o processo de pesquisa é pelo nome de usuário na rede social principal, entretanto os mais seguidos aparecerão como sugestão inicial.
Abas
Existem 4 abas fixas no IGTV que serão apresentadas com os respectivos vídeos. Na “Para Você” aparecerão as postagens mais recentes dos perfil que você mais acompanha no Instagram; em “Seguindo” aparecerá, por ordem de postagem, o canal de todos os perfis seguidos e que já publicaram algo; “Populares” mostra os principais perfis, seja do Brasil ou do país de sua residência; “Continuar Assistindo” já é a minha aba favorita, pois permite que eu continue vendo uma publicação, sem que ela se perca na imensidão da internet, como corre no Facebook.
Assistindo canais
Para evitar distrações no momento do consumo de mídias, arraste o dedo para baixo, fazendo com que as postagens dos outros canais sumam e você possa focar no conteúdo desejado. Ao clicar na tela uma vez, aparecerão informações de interatividade com o vídeo em questão, tais como perfil que postou, o horário, duração, visualizações, comentários, opção de curtir, comentar, enviar via DM, copiar link e denunciar.
Arrastando o dedo para cima ou clicando no botão “Explorar”, os outros perfis ficam disponíveis para que usufruir como desejar.