Primeiro iPhone foi lançado em 9 de janeiro de 2007
Há 16 anos Steve Jobs revolucionava o mercado de celulares com o lançamento do iPhone 2G — modelo também conhecido como “iPhone Original” — destacando a tela touchscreen do aparelho e seus recursos de conectividade. No evento de anúncio realizado no Macworld Expo, em San Francisco, Califórnia, Jobs disse a conhecida frase: “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone”, e assim o fez.
A chegada do smartphone forçou rivais a substituírem o tradicional teclado físico por um versão digital desenvolvida graças a introdução de telas sensíveis ao toque. Embora esse tenha sido uma das grandes novidades do lançamento, o CEO da empresa também apresentou a compatibilidade com o sensor de GPS e uma câmera traseira para fotografias.
Em seu discurso, Steve revelou que o celular chegaria para facilitar a vida dos usuários possibilitando o acesso à Internet, reprodução de músicas — recurso que contribuiu para “matar” o iPod — e funções básicas, como alarme e calendário, por exemplo, servindo como uma espécie de “computador de bolso” com especificações avançadas para a época.
Exatos 16 anos após o iPhone 2G dar as caras no mercado encontramos a Apple na linha iPhone 14 Series com hardware parrudo e recursos de última geração, incluindo comunicação por satélite em emergências. Nesse período superior a uma década e meia a gigante de Cupertino investiu não somente no aprimoramento das especificações de seu telefone, mas também no design e construção.
Se compararmos o iPhone Original com o iPhone 14 Pro Max veremos que o display passou de 3,5″ para 6,7 polegadas com a implementação de um conjunto triplo de sensores traseiros em vez de uma câmera única; chipset e memórias também receberam um forte avanço em quantidade, processo de fabricação e mais.
- VOCÊ PRECISA VER: CES 2023: NVIDIA abre portais do Omniverse com IAs e ASUS lança novas tecnologias | Pocket News #413
1º celular completa 50 anos de existência
Conhecido como DynaTAC 8000X, o primeiro celular da história chegou em meados de 1973 pesando cerca de 1,1 kg devido aos componentes internos e construção robusta.
Evidentemente, essa versão não possuía um hardware com alto poder processamento e nem sequer tinha uma tela para visualização das informações, possuindo apenas uma antena, alto-falante, botões numéricos e microfone.
Nesse celular não era possível nem enviar mensagens de texto por SMS, recurso que chegou apenas em 1992 — curiosamente, o primeiro SMS foi enviado por Richard Jarvis, colaborador da Vodafone, e o texto era “Merry Christmas” (“Feliz Natal”, em português) — possibilitando apenas a realização de chamadas telefônicas.
Esse celular “primitivo” foi criado pelo engenheiro Martin Cooper, que na década de 70 era funcionário da Motorola, marca atualmente conhecida pelas linhas Moto G e Edge. No lançamento em 3 de abril de 1973, Cooper provocou seu principal rival ligando para ele durante o evento de apresentação do DynaTAC 8000X — assista no vídeo abaixo.