Quem nunca passou boas horas jogando algo que te fez ficar preso na cadeira e até mesmo ficar sem ir ao banheiro ? Pois esse jogo não é diferente, Runescape é um game que passei boas horas da minha vida jogando pois a quantidade de coisas para se fazer é gigantesca.
Vamos para as origens. Runescape foi criado oficialmente no ano de 1998 por Andrew Gower, criador do jogo DeviousMUD e produzido pela empresa Jagex. O jogo possui vários jogadores ao redor do mundo, se tornando um dos mmorpg mais jogados. Atualmente o jogo é distribuído pela empresa Level Up que vem mantendo atualizações constantes do jogo, adicionando novas missões e atividade para se fazer. Também existe os eventos de dias especiais que ocorrem nos dias festivos como Natal, Páscoa e Dia das Bruxas possibilitando recompensas especiais para os participantes.
O jogo é gratuito, básico no sistema F2P (Free to Play) mas também existe a assinatura, onde o jogador paga e tem uma área maior no mapa (que realmente é muito grande mesmo) liberada para exploração e um número gigantesco de novas quests para se fazer, além de poder upar certas habilidades que não é possível para os jogadores F2P.
É possível notar uma grande evolução do jogo até então. Os gráficos melhoraram, novas habilidades para serem upadas surgiram assim como novas atividades também. Para aqueles jogadores que preferem a versão mais antiga do game, não tem problema pois a Level Up já disponibilizou o “Runescape Old School” que nada mais é o jogo sem as novas atualizações da empresa.
O mundo de Runescape recebe o nome de Guilenor onde é dividido por várias regiões, vilas, florestas, montanhas. O jogador pode explorar cada área e descobrir por si mesmo os segredes que cada lugar esconde. Além dos segredos, existe também os monstros (claro que isso não poderia ficar de fora) que vão desde duendes, gigantes, zumbis, trasgos. A quantidade de inimigos é imensa, cada um com seu nível de dificuldade e com seus itens que o jogador pode pegar assim que derrota-los, além de poder comercializá-los é claro.
Além de explorar e lutar contra os inimigos, o jogador tem muitas outras coisas a se fazer como quests, dungeons, lutar contra outros jogadores na arena e no modo PVP, upar as habilidades que são: pesca, culinária, magia, combate a distância, corpo a corpo, corte de lenha, mineração, criação de runas, metalurgia, entre outras. Além das habilidades que membros pagantes possuem que são: agilidade, roubo, agricultura, evocação, herbologia, construção, entre outras.
A quantidade de coisas que o jogo nos dá é muito grande, fazendo com que o jogador procure evoluir cada habilidade e explore cada canto do mapa. As quest são boas também, cada uma contendo um enredo que prende o jogador fazendo com que ele se sinta parte de tudo que está acontecendo ali. Apesar de outros grandes mmorpg que existem por aí, vale a pena dar uma chance para Runescape, pois as atualizações que não são poucas, estão sempre trazendo novos recursos para o game, tudo isso para melhorar cada vez mais a experiência do jogador.