Escolher o melhor emulador de Android para usar no seu computador pode ser difícil para quem não tem muito conhecimento das ferramentas, mas ter opções facilita tudo.
Com uma nova interface que faz o uso da engine ser bem mais fácil, o Bluestacks 3 volta ao mercado para retomar o território tech que agora está sendo “dominado” por outro emulador, chamado Nox.
Levando em conta esses 2 softwares, qual será o melhor emulador nessa briga pela liderança nesse nicho?
INICIALIZAÇÃO
Levando em conta as configurações da máquina utilizada nos testes, ambos os emuladores abriram em menos de 20 segundos. O interessante é que o tempo estimado que aparece na tela de inicialização dos dois é de 40 ou mais segundos.
Por este motivo considerarei, nesse quesito, um empate técnico.
NAVEGAÇÃO ENTRE APPS
A negação entre aplicativos está bem interessante no Bluestacks, pois agora é possível usá-los em abas de forma bem parecida com o que acontece no Google Chrome. No Nox essa navegação é bem semelhante a de um dispositivo móvel, onde os apps ficam agrupados na área de multitarefas e isso acaba prejudicando a alternância entre aplicativos. Ponto positivo para o Bluestacks 3!
LAYOUT
A interface de ambos os softwares tem como base o Android 4.4.1 Kit Kat, mas o o Bluestacks 3 conseguiu adaptar esse uso melhor para PC do que o Nox, com um layout mais clean mas com funções muito dependentes do conhecimento da navegação dos dispositivos móveis. Levando isso em consideração, acredito que o Bluestacks 3 é uma opção melhor!
OTIMIZAÇÃO DE HARDWARE
A possibilidade de realizar a otimização do hardware do seu PC para que seja possível adaptar o seu uso do engine a sua máquina é um ponto positivo de ambos emuladores, mas no Nox essa interface de configuração de desempenho é mais completa.
CENTRAL DE APLICATIVOS
Os dois emuladores possuem uma central de aplicativos que linkada com a Playstore, mas a do Bluestacks 3 é mais atraente e faz menos abertura de abas, quando comparada ao Nox.
VÁRIOS EMULADORES EM UM
Visando o compartilhamento do emulador com outros usuários ou até mesmo o uso dele para acessar várias contas do Google, ambos emuladores possuem a opção de Multi-Instância (Bluestacks 3) e Multi-Emuladores (Nox). Levando em conta o fato do Nox não possibilitar a criação de outros emuladores com os aplicativos da unidade principal já instalados sem ter que desativá-la, vejo o Bluestacks 3 como uma opção melhor para este processo.
BENCHMARK
Um ótimo jeit de saber qual emulador escolher é verificando o desempenho dele em programas de benchmark. O Bluestacks 3 marcou mais de 76 mil pontos, já no Nox o aplicativo nem abriu por erro interno do programa.
O Bluestacks 3 provou a superioridade do software em diversos aspectos, evolução bem-vinda após diversas versões com bugs que faziam o programa se tornar super mal visto por usuários. Ver essa preocupação da empresa em trazer algo realmente bom no upgrade, me fez voltar a usar o emulador no meu PC.
Veja abaixo o vídeo do comparativo!