Com novas funções para tornar a interatividade ainda melhor, o Bluestacks 3 chega ao mercado com um foco diferente das outras versões. Voltado, principalmente, para o público gamer, um dos melhores emuladores de Android para PC busca explorar ao máximo as configurações da sua máquina a favor da usabilidade do software.
INSTALAÇÃO
A instalação dele continua simples, mas é preciso um pouco de atenção para conseguir executar algumas tarefas. O emulador funciona como uma máquina virtual no PC, e por este movido é preciso ativar a opção de memória virtual na sua BIOS, caso contrário aparecerá a mensagem abaixo.
Caso isso ocorra, siga o passo a passo:
- Ligue o computador e entre na BIOS dele, geralmente, é a tecla F2, F10 ou DELETE.
- Quando entrar na BIOS da sua placa-mãe, vá até a opção Advanced (A posição dessa opção varia de acordo com o modelo da BIOS da sua placa).
- CPU Configuration
- Em Secure Virtual Machine, modifique para Enabled.
- Salve as alterações e reinicie o PC.
- Agora você conseguirá usar o programa sem erros!
INTERFACE
Sua interface mudou bastante e comparando com as versões anteriores, ele trás um layout um pouco mais clean visando ser um Android feito para PC e não mais algo semelhante a um espelhamento de smartphone.
A responsividade do programa torna a adaptação dele ao formato original dos apps e jogos muito mais interessante do que a forma esticada que ele trabalhava nas versões anteriores e acabava deixando os ícones bem distorcidos. E isso é ótimo porque em modo retrato é possível fazer outras tarefas enquanto usa o engine e e modo paisagem fica bem interessante, dependendo do tamanho do seu monitor.
MENOS BUGS E NOVAS FUNÇÕES
Existem diversos pontos que merecem destaque no Bluestacks 3 e precisam ser compartilhados com quem deseja usá-lo. Os bugs, antes rotineiros, na sincronização da conta do Google com o programa acabaram. Agora a experiência inicial será bem sucedida, deixando uma impressão positiva para quem o usa pela primeira vez.
A instalação dos apps está bem fácil e dinâmica. E por falar em apps, o Bluestacks 3 trás uma Central de Aplicativos personalizada que deixa o Google Play integrado ao software e torna o processo de procura de aplicativos e jogos muito mais rápido e dinâmico. O interessante dessa central é que os apks baixados são da própria Playstore.
Outra novidade interessante dessa versão é a possibilidade de realizar a instalação de aplicativos de terceiros com maior facilidade, pois basta baixar um APK válido para o seu PC e instalar no programa. Algo ideal para que curte ser Beta Tester.
Falando um pouco sobre os jogos, o Bluestacks 3 trás uma novidade para quem não tem muita paciência para evoluir nos jogos, é a funções multi-instância. Citei essa situação porque com essa função é possível o logar em diversas contas diferentes do Google (uma conta por instância) para competir contra si mesmo em jogos e melhorar a jogabilidade, bem como subir de nível mais rápido.
Mas atenção, se você for jogar usando a mesma conta, por serem games multi-player conectados a rede, o programa vai detectar e você terá que escolher em qual instância jogará, assim perdendo a sua evolução em uma das instâncias.
MULTI-INSTÂNCIA
É claro que o modo milti-instância não tem só esse objetivo, ele também facilita o compartilhamento do programa com outros usuários do seu PC, assim cada um usa o que quiser sem atrapalhar a conta do outro.
Vale lembrar que o modo de multi-instância exige um pouco mais da sua máquina, então se o seu computador for basicão, pode ser que não flua com a mesma facilidade que rodou no meu.
A parte gráfica e a dinâmica dos apps e jogos ficou bem interessante, porque é possível personalizar a quantidade de memória e processador que serão alocados para o Bluestacks, adaptando o uso do seu engine a potência do seu computador, deixando o software muito mais flexível ao tipo de usuário, ou melhor, ao tipo de máquina em que está instalado.
Agora o programa também permite utilizar teclas personalizadas para jogar ou navegar com maior facilidade, algo ideal para adaptar o emulador para os usuários, como se você estivesse usando um teclado via Bluetooth ou OTG no seu smartphone. Esse mapeamento de teclas é feito uma vez e o Bluestacks já salva na memória para cada jogo ou app especificamente, fazendo com que não seja necessário personalizar todas as vezes que for acessar esses aplicativos, algo que poderia ser bem cansativo.
A tecla Boos-Key é algo que ajuda a acessar o programa com maior facilidade, pois você pode personalizar uma tecla de atalho para evitar ficar abrindo o programa sempre via cliques no mouse.
Além dessas funções, também é possível fazer mapeamento da sua localização, tirar prints, usar em modo tela cheia, bem como modificar a resolução para adaptar a janela do programa a resolução do seu monitor.
O Bluestacks está disponível para o sistema operacional Windows, tanto de PCs e Notebooks quanto de tablets, pesando um pouco mais de 200MBs. No botão abaixo tem o link para fazer o download do programa e começar ou voltar a utilizar esse emulador de Android repleto de novidades.