A Black Friday 2022 acontece amanhã, sexta-feira (25), com a expectativa de grandes descontos oferecidos por redes varejistas em eletrônicos, eletrodomésticos e outros produtos desejados pelos consumidores. De acordo com informações, em 2021 a BF movimentou cerca de R$ 5,4 bilhões, número que pode ser ainda maior este ano.
Essa data do ano é uma das que mais movimenta o e-commerce nacional com a venda de celulares e outros portáteis, mas é preciso se atentar pois é o período favorito dos cibercriminosos para enganar os clientes causando enormes prejuízos financeiros, por isso é preciso adotar algumas medidas de segurança ao buscar por ofertas.
Cuidado com golpes na Black Friday!
1- Desconfie de preços muito abaixo do mercado
Se o produto que deseja estiver em uma mega promoção, com valor bem abaixo dos concorrentes, antes de comprar, vale procurar em outros sites para comparar os preços, pois mesmo com o desconto o valor deve estar compatível com o apresentado em outros locais. Olhar sites que já façam essa comparação de preços pode ajudar muito nessa escolha.
2- Confira a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui
Antes de comprar, é importante se certificar de que aquela loja presta um bom atendimento para seus clientes. O site Reclame Aqui é um ótimo aliado nessas buscas, pois com ele você pode ver as reclamações dos consumidores e as respostas das empresas.
3- Procure ver a opinião de outros consumidores
Algumas lojas possuem dentro de seus sites uma seção contendo opiniões de seus clientes sobre a compra. Se a loja não tiver, pesquise no Google e investigue o que as pessoas estão falando sobre a marca, avalie as opiniões e verifique se são verdadeiras.
- VOCÊ PRECISA VER: God of War Ragnarok vendeu mais de 5 milhões de cópias desde o lançamento | Pocket News #396
4- Identifique as informações de contato
Busque no site da loja se há telefone, endereço ou chat para atendimento ao consumidor, pois isso é um bom indicativo de que o site é confiável. Observe também se o site apresenta razão social e CNPJ. Os comércios de venda virtuais são obrigados a fornecer esses dados, portanto desconfie de sites que não seguem essa regra.
5- Preste atenção ao link do site e aos endereços de e-mail enviados
Recebeu por e-mail ou SMS uma ótima promoção de uma loja já conhecida? Verifique o link do site, o endereço de e-mail ou número do SMS. Na dúvida, entre em contato com os canais oficiais da loja e pergunte sobre a promoção. Sites confiáveis possuem certificação digital e/ou selo de segurança, e são geralmente encontrados na página inicial. Além disso, os links de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”, fique de olho até nesses mínimos detalhes.
6- Guarde o comprovante de compras
O site apresenta todas as informações de segurança citadas nas dicas anteriores? Após efetuar a compra, vale guardar o comprovante, número de identificação, ou até mesmo tirar print da tela. Essas informações podem ser úteis no futuro, caso ocorra algum transtorno com a sua compra.