Novidades trazidas pela WWDC20
De uma maneira completamente diferente, justamente por conta da pandemia, Tim Cook deu início à WWDC20 no auditório do Apple Park, o Steve Jobs Theater, completamente vazio. Nele, o CEO da Apple apresentou mais novidades e detalhes sobre produtos e ferramentas que serão lançados pela empresa.
O evento começou com Cook falando sobre os protestos recentes antirracismo, após o assassinado de George Floyd. O CEO afirmou que a Apple está inspirada por todos que têm protestado e demandando mudanças na sociedade, citando iniciativas já anunciadas, como o investimento de US$100 milhões em prol de inclusão social.
Cook também agradeceu a todos os envolvidos na luta contra a COVID-19, especialmente os profissionais de saúde que estão na linha da frente. Além disso, ele também destacou a importância dos produtos Apple para conectar pessoas de todo o mundo neste momento de distanciamento social.
iOS 14
Um dos principais anúncios da Apple no WWDC20 foi o iOS 14, algo que já era esperado que fosse feito. Segundo a apresentação, a Apple repensou todas as experiências de usuários com o iOS, para trazer mais acessibilidade e conforto para os usuários durante o uso.
Na tela de início do iOS 14, teremos um campo de busca na nova Biblioteca de Apps que, quando tocado, mostra todos os apps em forma alfabética. Ele também trará sugestões dinâmicas de apps, apps recentes e categorias organizadas automaticamente. Além disso, os widgets nativos foram todos redesenhados, incluindo fusos horários, tempo, ações, calendário e muito mais.
Teremos também uma nova galeria de widgets, que mostra facilmente os vários tamanhos disponíveis em cada um deles e uma “pilha inteligente” que agrupa vários widgets num só local, permitindo que você troque entre eles manualmente ou deixe que o próprio iOS mostre o widget mais adequado para cada momento.
Com o Picture-in-Picture, agora será possível navegar por apps no iPhone enquanto você estiver assistindo a vídeos, permitindo que os usuários respondam mensagens sem ter o vídeo interrompido.
No iOS 14 será possível tirar o vídeo da tela e o áudio continuará sendo reproduzido em plano de fundo e, com apenas um toque, você volta ao app original ou fecha o PiP quando quiser.
A Siri também ganhou mudanças desejadas: agora, ela não ocupa mais a tela inteira quando solicitada, permitindo uma nova interação da assistente com apps, não obstruindo mais a vista do usuário.
Ela também recebeu melhorias em sua Inteligencia Artificial, sendo agora capaz de responder algumas perguntas mais complexas que antes não conseguia.
O app Mensagens também está ganhando novidades. No iOS 14, será possível fixar os chats mais importantes no topo da lista, criar novos estilos de Emojis para refletir mais personalidades, respostas diretas a mensagens em grupos, menções de usuários específicos, novas animações de chegada de mensagens e participantes de grupos.
No evento, novidades para a App Store também foram apresentadas. A empresa com essa nova versão, quer resolver o um problema bastante comum com os chamados App Clips.
Tratam-se de mini-apps bem leves e direto ao ponto, que aparecem quando o usuário mais precisa, sendo geralmente pequenos aplicativos que complementam apps maiores.
Agora, nas chamadas telefônicas do FaceTime e de qualquer app de videoconferência aparecem no topo da tela, numa interface compacta que não atrapalha o usuário.
Além de tudo isso, como sempre, a Apple deu forte atenção a privacidade no iOS 14. Usuários terão mais controle sobre o acesso a câmera e microfone, podendo também, na App Store, ver facilmente todos os dados aos quais um determinado aplicativo tem acesso.
A primeira versão de testes do iOS 14 será disponibilizada ainda hoje para desenvolvedores e a primeira beta pública será liberada em julho, enquanto a versão final do sistema será lançada na primavera.
iPadOS 14
Depois da cachoeira de novidades do iOS 14, a Apple passou a dar atenção para o iPadOS 14. O sistema irá várias das novidades introduzidas pelo iOS 14 e vai além, com elementos de experiência visam serem o mais adequados para as telas maiores dos tablets.
Para começar, a Apple introduziu o conceito “Designed for iPad”: um selo aplicado a aplicativos que são projetados somente para o iPad, permitindo uma facilidade na procura de aplicativos que irão funcionar com mais qualidade no dispositivo.
O sistema também estará ganhando uma nova interface de busca universal, similar ao Spotlight do macOS. Nele, você poderá abrir apps, interagir com contatos, encontrar documentos, obter informações rápidas e muito mais.
Além disso, vários apps nativos irão ganhar uma barra lateral, que irá garantir atalhos para o controle de diversas funções desses apps.
No iPadOS 14, a Siri, assim como no iOS 14, está muito menos intrusiva, mostrando informações contextuais no canto da tela.
O novo recurso Scribble, chegou ao Apple Pencil, que irá permitir que você escreva com a sua letra de mão em qualquer campo de texto e o sistema irá converter seus manuscritos em um texto digital. O acessório também será capaz de reconhecer “formas” comuns e melhorá-las.
A primeira versão de testes do iPadOS 14 já foi disponibilizada para desenvolvedores. A primeira beta pública será liberada em julho, enquanto a versão final do sistema será lançada também na primavera.
WatchOS 7
A WWDC20 também trouxe novidades relacionadas ao watchOS, o sistema operacional que roda nos Apple Watches.
Nela executivo Kevin Lynch mostrou um preview do watchOS 7, que terá complicações em múltiplas áreas de um mostrador, ou seja, um mesmo app poderá oferecer mais informações ao mesmo tempo na tela do relógio. A nova versão também traz um novo mostrador Cronógrafo Pro, que irá facilitar na hora de adicionar e escolher suas complicações.
Na parte social, o novo sistema irá permitir que os usuários compartilhem seus mostradores, com o sistema podendo sugerir qual será o melhor posicionamento para apresentar as informações dos aplicativos que estejam ativos no momento.
Já no quesito mapas, o watchOS 7 estará ganhando direções para bicicletas e, no app de exercícios, será incluso suporte a dança, dividindo nas que utilizam mais os braços, as pernas ou todo o corpo para definir queima de caloria. Além disso, uma série de novos exercícios também foram adicionados.
O app Atividade watchOS 7, assim como no iOS 14, foi completamente redesenhado, estando agora com informações mais organizadas, além de ter o seu nome modificado para Fitness.
Na área de saúde, o watchOS 7 irá incorporar monitoramento de sono, algo que já era esperado que fosse incluso no sistema do relógio há muito tempo.
Com ele, o usuário poderá ter auxílio que irá ajudar ele a ter uma melhoria na sua qualidade de sono, trazendo indicações da melhor hora de dormir, do que fazer antes de dormir e a melhor hora para despertar, levando em considerações os dados coletados do sono do usuário em específico. .
Tendo a pandemia do Coronavírus em mente, o watchOS 7 também trouxe um sistema que irá lembrar usuários de levarem as mãos, detectando automaticamente quando você começar a lavar as mãos e orientado-o a fazer isso da forma mais adequada possível.
A primeira versão de testes do watchOS 7 já foi disponibilizada para desenvolvedores, enquanto a primeira beta pública será liberada em julho. A versão final do sistema será lançada na primavera.
tvOS 14
E, por fim, a Apple também mostrou um pouco das mudanças que virão na décima quarta versão do sistema das tvOS.
Para começar, os apps de Exercícios e o Picture-in-Picture, já apresentados em sistemas anteriores, também irão fazer parte da nova atualização do sistema das tvOS.
A primeira versão de testes do tvOS 14 também já está disponível para desenvolvedores. A primeira beta pública será liberada em julho, enquanto a versão final do sistema será lançada na primavera.
Já o Apple TV+, recebeu uma menção as suas mais de 1 bilhão de streams realizadas até o momento. No evento, a Apple anunciou a sua nova série, “Foundation”, que traduz para o português como “Fundação”.
Nela iremos acompanhar a saga de um grupo de exilados que descobre que a única maneira de salvar o império galáctico da destruição é o desafiando. A série chegará à plataforma de streaming em 2021.