A CES 2019 abriu o ano para uma série de novidades no mundo da tecnologia, seja na parte de eletroeletrônicos ou dispositivos móveis. Nesse momento você vai ficar por dentro dos maiores destaques desse evento, pois darei uma pincelada em tudo aquilo que chamou a atenção do público e vai ser tendência para os próximos 11 meses que virão.
Smart TVs e suas tecnologias
A qualidade 8K volta a marcar presença no evento, seja com a Samsung trazendo modelos de até 98 polegadas, garantindo tela gigantes para todos os gostos. Uma adição importante que a empresa fez esse não foi a parceria com a Amazon Prime, para garantir conteúdos exclusivos para as TVs apresentadas, assim como outros 80 canais.
Além disso, a sul-coreana mostra que está cada vez mais preocupada em conquistar usuários para os seus produtos, e agora tem os aplicativos iTunes e AirPlay da Apple dentro do sistema dos televisores para garantir que qualquer equipamento da maçã possa fazer com o compartilhamento de conteúdo de forma rápida e direta.
Mas a Samsung não parou por aí, e resolveu trazer o ambiente da Intert das Coisas para dentro do evento, mostrando os seus novos eletrodomésticos inteligentes, que podem ser conectados e controlados pela Bixby, Inteligência Artificial presente nos aparelhos da empresa.
Essa adição vai ser muito interessante para donas de casa modernas, que sonham em viver em um ambiente totalmente conectado, e querem ter uma ajuda no ligamento do fogão para o preparo de receitas ou até mesmo adiantar a lavagem daquela pilha de roupas que estão dentro da máquina sem precisar para de fazer outras tarefas para tal.
Entretanto, um dos grandes destaques foi a LG Signature OLED TV R, onde a letra “R” representa o fato dela ser enrolável, e eu já explicarei a razão! Acontece que esse televisor possui uma tela flexível, onde o usuário tem a possibilidade de, literalmente, guardar a TV quando não quiser mais assisti-la.
Para tal, a empresa criou um compartimento que possui um sistema de rolagem para que o equipamento seja guardado de forma correta e segura. A tela ultrafina de 65 polegadas e resolução 4K torna o equipamento adaptável para diferentes tipos de ambientes, graças ao seu design super elegante.
Smartphones
Com a aproximação da MWC, as grandes marcas seguraram ao máximo os seus lançamentos, então na área mobile não tivemos muitos aparelhos. Porém a Motorola apresentou o seu snap de 5G para o Moto Z3, feito em parceria com a operadora de telemóveis Verizon. Possivelmente não veremos esse snap tão cedo aqui no Brasil, pois ainda não começamos a testar esse tipo de conexão, mas é interessante ver a preocupação da empresa em trazer novidade para o mercado de aparelhos modulares.
Na parte de lançamentos de aparelhos em si, a Huawei trouxe dois dispositivos, o Honor View 20, ou V20 e o Magic 2. Apesar dos dois serem topos de linha, a principal diferença fica por canta do Magic 2 trazer a câmera em slide e o V20 vir com uma das lentes com sensor de 48 megapixels, dando ao usuário a opção de escolher entre a modernidade ou a qualidade fotográfica, sema deixar de consumir um flagship.
Ainda na linha de aparelhos com câmera de 48 megapixels, a fabricante chinês HiSense mostrou o seu intermediário U30, que vem com Snapdragon 675 e 128 GB de armazenamento. Apesar das especificações robustas, o grande destaque desse dispositivo foi a sua tela com furo, um estilo de design que estamos vendo nos lançamentos desde o final de 2018 e veremos com frequência este ano.
Hardware e acessórios
A Lenovo e a Kingston trouxerem boas novidades para quem busca mouses, teclados, heasets, memórias, SSDs e outros produtos nessa parte de hardware para PC. Porém, os grandes destaques, na minha opinião, foram os monitores de 43 polegadas da Lenovo, que são ótimas opções para gamers ou pessoas que trabalham executando diversas tarefas ao mesmo tempo e precisam ter uma visibilidade total do que está sendo executado, como editores de fotos e vídeos.
Um produto que chamou bastante atenção por parecer uma pokebola e ter bastante tecnologia foi o VoIP 360, que permite ligações de áudio e vídeo com filmagem em 360 graus, um acessório ideal para corporações que precisam realizar videoconferências com a participação de vários colaboradores.
De todos os produtos mostrados pela Kingston, o que eu achei mais legal foi o microfone condensador Quadcast, que vem com controles de captação parecidos com o Blue Yeti, mas tem como diferencial um botão na parte do topo que serve para ativar e desativar o microfone. Essa ação é mostrada como executada graças ao LED incluso no equipamento, que dá um visual bem legal para ele.
Notebooks Gamer
A CES 2019, com certeza foi marcada por diversos lançamentos na linha de notebooks gamer, e as marcas que apresentaram seus produtos trouxeram bastante inovação para agradar a esse público mais exigente.
A Lenovo trouxe a nova geração da sua linha Legion, onde existem opções para todos os gostos e bolsos, com especificações que agradam pelo desempenho e qualidade, com certeza investir nesses notebooks não vai ser algo barato, mas vai dar uma garantia de vida útil bem interessante aos compradores.
Já a Acer quis causar no amplo sentido da palavra, trazendo o Predator Triton 900 com um design diferenciado, onde a tela possui uma variação de posicionamento para versatilizar o uso e ainda garantir bastante poder de fogo. O touchpad com vem com dupla função, pois é uma tela sensível ao toque que pode abrigar o teclado numérico do notebook. Obviamente que toda essa tecnologia tem o seu custo é o do Triton 900 chega a 4 mil dólares, quase 15 mil reais em conversão direta.
Mesmo com toda essa inovação, o mais inovador em design do evento, sem dúvidas foi o ROG Mothership da ASUS, que vem com a proposta de ser um notebook híbrido, possibilitando o uso da tela separado do teclado, sendo considerado por alguns veículos de imprensa como o Surface gamer. Sua montagem diferenciada, onde as peças principais ficam na tela do notebook, faz com que seja possível conectar outros periféricos a ele, como teclados mecânicos e mouses, caracterizando-o como um desktop portátil, e um bom substituto para tal tipo de equipamento.
E por último, mas não menos importante, temos o Alienware Area 51m da Dell que, apesar das configurações robustas, se destaca por ser o primeiro do mercado a possibilitar a troca das peças mais importantes, como memória, HD, processador e placa de vídeo. Essa novidade dá uma nova visão para os usuários em relação a esse tipo de produto, já que o upgrade ficará muito mais simples de ser feito, aumentando a vida útil do notebook.