No final do ano de 2015 quando houve a decisão da justiça pelo bloqueio do aplicativo WhatsApp, você deve ter ouvido muito falar sobre VPN. Uma alternativa para burlar o bloqueio e para que fosse possível utilizar o aplicativo normalmente.
Muitos usuários ficaram na dúvida sobre o seu uso, se traria alguns risco para a segurança dos seus dados e optaram por não utilizar e esperar a liberação legal do aplicativo, já outros não pensaram duas vezes e aderiram a esta alternativa para não ficar sem comunicação.
Mas você realmente sabe o que é o VPN? Sabe como usar e quando usar?
O que é VPN?
A sigla é a abreviatura de Virtual Private Network, ou seja, é uma rede virtual particular. É uma opção para conectar dois computadores através de uma rede pública, a famosa Internet. É muito mais comum a utilização desse mecanismo em empresas que precisam conectar uma filial à outra do que para uso particular.
É possível fazer essa conexão de outras formas, como por exemplo, utilizando equipamentos wireless através de um link de rádio; cabo de rede; ou através de uma linha privada. Porém, estas opções são pouco viáveis tanto financeiramente quanto geograficamente, então usar uma VPN é a melhor solução nesses casos.
Criar uma VPN é simples, basta que dois computadores estejam conectados à Internet e possuam um programa de VPN instalado e por questões de segurança e de privacidade, o ideal é utilizar mecanismos de proteção de rede.
Como usar?
Como já foi dito, esse tipo de rede é geralmente usada por empresas, o que não impede o seu uso por pessoas comuns, em casa, no dia a dia. Um ponto negativo da rede virtual particular é o tempo que ela leva para fazer a transmissão dos dados, dependendo diretamente de uma boa velocidade de internet para um resultado satisfatório.
Se você optar por usar essa rede, é necessário ter um bom conhecimento de protocolos, IPs, máscaras de rede, gateways, entre outros. Outro ponto a ser levado em consideração é a questão da segurança.
Antes de optar pela VPN é necessário um estudo aprofundado sobre privacidade, sobre métodos de segurança, além de custos e facilidades que essa opção pode trazer para o seu negócio.
Quando usar?
Uma VPN é uma forma muito eficaz de proteger os seus dados. Então, quando você precisa acessar a Internet em redes públicas, como o WiFi de aeroportos, rodoviárias, cinemas, teatros, entre outros, essa rede permite que você tenha um acesso remoto sem estar fisicamente conectado a esta rede.
Outra garantia deste tipo de acesso é a proteção oferecida ao trocar informações pela Internet em redes públicas. Ao se conectar com uma VPN, é feita uma verificação de autenticidade, a partir disso, a sua comunicação com a Internet é criptografada e protegida de interceptação.
Sabendo usar, pesando os prós e os contras, fazer uso de uma VPN pode ser uma boa opção de acesso à Internet, principalmente no que diz respeito a segurança dos seus dados, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso a eles.