Hoje (24), aconteceu o MediaTek Talks, evento com foco em inovações da marca. No Brasil, um dos destaques foi a apresentação do seu chip Dimensity 9400. Além disso, a fabricante de semicondutores explicou que a plataforma é focada nos smartphones topo de linha, garantindo uma experiência prática mais avançada. O novo hardware é uma grande evolução no mundo dos smartphones, pois combina potência, eficiência e inteligência artificial.
No chip desenvolvido em parceria com a TSMC, encontramos a litografia de 3 nanômetros, que é ideal para quem busca um celular moderno e de alta performance. Consequentemente, seu núcleo principal é o Cortex-X925 de 3,63 GHz, que promete velocidades de processamento impressionantes e otimização do consumo de energia.
Além disso, a GPU Immortalis-G925 de 12 núcleos oferece desempenho gráfico 40% superior em aplicações com Ray Tracing, sendo ideal para gamers e criadores de conteúdo.
Avanços em Inteligência Artificial
Assim como outros chips da MediaTek, o Dimensity 9400 também possui NPU — Unidade de Processamento Neural — para aprimorar a execução de modelos de IA em até 80%. Apesar disso, segundo a empresa, mesmo com tais avanços, o consumo de energia será 35% menor.
No uso prático, a combinação de CPU, GPU e NPU na plataforma garantirá experiências mais fluidas e inteligentes. Além disso, recursos como reconhecimento de voz aprimorado e fotografia computacional avançada proporcionam a versatilidade entregue pelo Gemini, a nova IA do Google que tem se destacado no mercado de celulares Android.
Quais celulares com MediaTek Dimensity 9400 serão lançados no Brasil?
Até o momento, os celulares OPPO Find X8, X8 Pro e o Vivo X200 já usam o Dimensity 9400, aproveitando todas as suas vantagens para oferecer uma experiência excepcional aos usuários. Porém, somente a OPPO está presente oficialmente no Brasil. Logo, há uma expectativa maior para a chegada deste smartphone premium ao país.
Especificações:
- CPU: Núcleo principal Cortex-X925 de 3,63 GHz, três núcleos Cortex-X4 de 3,3 GHz e quatro núcleos Cortex-A720 de 2,4 GHz;
- GPU: Immortalis-G925 de 12 núcleos;
- IA: Unidade de Processamento Neural com melhorias de 80% em execução de IA e 35% em eficiência energética;
- Memória: LPDDR5X a 5,3 Gbps;
- Armazenamento: Suporte para UFS 4.0;
- Conectividade: Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e modem 5G avançado.
Fonte: MediaTek