Android pode receber função que converte chip físico em eSIM
O Google está realizando testes para permitir que dispositivos Android convertam chips físicos em eSIM, de acordo com informações vazadas do Android 14 QPR2 Beta 3. Essa nova funcionalidade permitirá que os usuários tenham mais flexibilidade ao trocar de operadora ou ao viajar para outros países, pois dispensa o uso de um SIM Card físico.
A tecnologia eSIM, ou SIM embutido, é uma solução que substitui o tradicional chip de operadora por um componente eletrônico embutido no dispositivo. Com isso, não é mais necessário inserir ou trocar o chip físico para mudar de operadora. A ativação do eSIM é feita de forma virtual, através de um aplicativo ou configuração no próprio dispositivo.
Os testes estão sendo realizados pelo Google em parceria com algumas operadoras de telefonia móvel. A ideia é tornar o processo de ativação do eSIM mais simples e acessível para os usuários de dispositivos Android. Atualmente, a funcionalidade já está disponível em alguns modelos de smartphones, mas a conversão de chips físicos em eSIM ainda não é uma opção.
Confira na captura de tela abaixo:
Com essa nova funcionalidade, os usuários poderão aproveitar os benefícios do eSIM, como a facilidade de trocar de operadora sem precisar de um novo chip físico, além de poderem utilizar múltiplos perfis de operadora em um único dispositivo. Isso é especialmente útil para quem viaja com frequência, pois elimina a necessidade de comprar um chip local ou de desbloquear o aparelho.
Ainda não há informações sobre quando essa funcionalidade estará disponível para todos os usuários de dispositivos Android, mas os testes realizados pelo Google são um indicativo de que essa opção pode estar próxima de se tornar uma realidade. Com isso, os usuários terão mais liberdade e praticidade na hora de escolher sua operadora e gerenciar seus planos de telefonia móvel.
WhatsApp para iOS libera recurso que permite criar figurinhas
O WhatsApp liberou nesta quinta-feira (11) a função de criação e edição de figurinhas para usuários do iOS. O recurso, que já estava disponível para Android desde o ano passado, permite que os usuários criem suas próprias figurinhas e as personalizem com textos, emojis e adesivos, recurso inédito que finalmente chega no mensageiro da Meta.
A função de criação de figurinhas pode ser acessada no menu “Mais” do aplicativo e, em seguida, na opção “Figuras”. Já a função de edição de figurinhas pode ser acessada ao clicar no ícone de lápis ao lado de uma figurinha.
Para criar uma figurinha, o usuário deve tocar no ícone de câmera e selecionar uma foto ou vídeo de sua galeria. Em seguida, ele deve recortar a imagem e adicionar texto, emojis e adesivos. Quando estiver satisfeito com o resultado, o usuário deve tocar no botão “Criar figurinha”.
Para editar uma figurinha, o usuário deve tocar no ícone de lápis ao lado da figurinha. Em seguida, ele pode adicionar ou remover texto, emojis e adesivos. Quando estiver satisfeito com o resultado, o usuário deve tocar no botão “Salvar figurinha”. As figurinhas criadas ou editadas podem ser enviadas nos chats do WhatsApp. Além disso, elas também podem ser compartilhadas no Instagram e no Facebook.