O computador utiliza vários arquivos essenciais para o funcionamento do sistema operacional, no entanto, também há centenas de mídias que são totalmente deletáveis e podem ser apagados sem comprometer a experiência do usuário. Através de configurações do Windows é possível rastrear e apagar os diretórios considerados “inúteis” servindo apenas para ocupar espaço no armazenamento.
Essa dica serve para otimizar o desempenho do PC e liberar algum espaço no HD, mas não é o suficiente para aumentar consideravelmente o desempenho da máquina. Nesse caso, é indicado realizar um upgrade no hardware (desde que compatível) substituindo o HD convencional por um SSD, componente que possui maiores velocidades de leitura e gravação.
Apesar disso, é recomendado realizar periodicamente a desfragmentação de disco e limpeza para que o Windows não tenha que mantenha na memória arquivos que podem ser excluídos. Esse procedimento é simples dispensando o backup de mídias como imagens, vídeos, documentos e programas instalados no aparelho.
- VOCÊ PRECISA VER: OPPO deve investir em chipsets próprios para reduzir dependência da Qualcomm e MediaTek | Pocket News #412
Limpe os arquivos no seu computador
- Na barra de pesquisa do Windows procure por “Limpeza de Disco” e toque sobre;
- Em seguida, escolha a unidade que deseja limpar caso haja mais de uma conectada no PC;
- Selecione os arquivos inúteis e cache que deseja apagar e clique em “Limpar arquivos do sistema“;
- Aguarde enquanto a limpeza é executada e não desligue o computador enquanto o procedimento não encerrar.