Android 13 TV deixa a versão de testes
Em um comunicado publicado nesta sexta-feira (2) em seu site, o Google anunciou a versão estável do Android 13 TV, sistema operacional que traz melhorias no desempenho e novos recursos de acessibilidade para permitir aos desenvolvedores criem aplicativos envolventes para a próxima geração de TVs.
De acordo com a postagem, o Android 13 vem com novas APIs para telas grandes possibilitando aos desenvolvedores oferecerem experiências de alta qualidade aos usuários em diferentes tipos de dispositivos, como o suporte a atributos de áudio para o alto-falantes conectados e a fácil alteração da resolução padrão e taxa de atualização da TV.
Adiante, as novas ferramentas de acessibilidade incluem a API InputDevice possibilitando a compatibilidade com diferentes formatos de teclado que podem ser acoplados no software. Por último, o Google também reforça a nova configuração de preferência de audiodescrição em todo o Android 13 TV.
Gravador de voz da linha Pixel é aprimorado
O Recorder, gravador de voz da linha Pixel, foi atualizado esta semana recebendo melhorias gerais e um novo recurso possibilitando ao smartphone identificar pessoas em conversas e transcrever a conversa na íntegra. Essa função foi apresentada em janeiro deste ano pelo Google e acaba de chegar para os celulares.
Conforme explica a desenvolvedora, essa novidade utiliza Inteligência Artificial (IA) para processar e rotular cada orador transcrevendo a entrevista em um texto que pode ser facilmente acessado pelo proprietário do aparelho. Essa ferramenta se assemelha com o modo ‘Ditar’, do Microsoft Word.
Apesar de ter sido lançada recentemente na Play Store, por enquanto a atualização ainda está limitada a alguns usuários selecionados rodando o software Android 13 QPR1 Beta 3.1.