Há melhorias, mas nem tudo é inovação
O 7 de setembro de 2022 foi marcado não somente pela comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, mas também pelo lançamento da nova geração de iPhones, Watches e AirPods pela Apple. Como de praxe, a apresentação realizada pela empresa contou com a participação de executivos da marca que destacaram a chegada de inovações na nova geração de produtos, mas nem tudo é exatamente uma novidade.
Embora a gigante de Cupertino adote nomenclaturas robustas para se referir a recursos e funções, a verdade é que algumas dessas ‘inovações” surgiram primeiramente em aparelhos do segmento Android, como o modo Always-On Display para tela sempre ativa e o furo para a câmera de selfie nos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, por exemplo.
Veja alguns recursos anunciados pela Apple que existem há algum tempo em outros dispositivos:
1º Transparência de áudio nos AirPods Pro
Os novos fones de ouvido da Apple não trazem muitos recursos novos se comparado com anúncios anteriores, no entanto, um dos destaques dos AirPods Pro (2ª geração) é, além do novo chip de áudio M2, a função de “Transparência Adaptativa” que desabilita temporariamente o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC, na sigla em inglês).
Esse recurso utiliza os microfones do acessório para reduzir ruídos altos — como sirenes ou o som de uma britadeira, por exemplo — possibilitando escutar o que outra pessoa está dizendo durante uma conversa. Embora seja uma novidade para os AirPods, essa funcionalidade está presente em modelos avançados de marcas como JBL e a alemã Sennheiser.
2º Certificação militar no Watch 8 Ultra
Criado para oferecer resistência e ferramentas exclusivas para atletas, o Apple Watch Ultra chega com a certificação militar MIL-STD 810H assegurando que o vestível consegue suportar diferentes condições de uso aumentando a durabilidade do produto contra quedas e arranhões.
Apesar da Apple pregar que esse selo seja uma grande novidade, a verdade é que relógios inteligentes de marcas concorrentes ostentam essa proteção há bastante tempo, como o Amazfit T Rex e versões parrudas da Casio.
3º Possibilidade de uso no mar
Novamente mencionando o Watch 8 Ultra, o smartwatch traz resistência à água podendo ser mergulhado em até 100 metros de água salgada contando com ferramentas próprias para mergulhadores incluindo um sensor dedicado para medir a profundidade e exibir detalhes do ambiente, como pressão e temperatura.
Entretanto, a possibilidade de uso no mar não é uma exclusividade da variante Ultra da geração mais recente de relógios da empresa norte-americana, isto pois a Garmin também conta com wearables equipados com essa função, como o Instinct 2 desenvolvido para surfistas.
- VOCÊ PRECISA VER: Geekbench mostra evolução do A15 para o A16 | Pocket News #372
4º Zoom óptico de 2X
Segundo informações da Apple, os modelos Pro e Pro Max do iPhone 14 receberam importantes aprimoramentos tanto nos sensores quanto no pós-processamento das fotografias. Uma das inovações apresentadas no evento é a câmera frontal com 48 megapixels de resolução e estabilização óptica sensor-shif, além de uma lente telefoto com zoom óptico de 3 vezes.
O zoom óptico é consideravelmente superior ao digital por apresentar pouca distorção na imagem utilizando o hardware para aproximar a imagem em vez do software. Apesar do zoom de óptico de 3x ser um recurso interessante nos modelos mais caros da família iPhone 14 Series, isso não é uma novidade e está em alguns celulares Android, como o Huawei P40 Pro.
5º Dual GPS no Watch 8 Ultra
Por último, a empresa também destaca a presença de um GPS de dupla frequência de precisão que fornece uma localização precisa para calcular mapas de distância, ritmo e rota. Esse também é um recurso presente em rivais, principalmente nos vestíveis topos de linha da Garmin.