A Black Friday está chegando, será no dia 24 de novembro e muitas pessoas estão pensando em alternativas para fugir dos preços exorbitantes encontrados em lojas físicas, mesmo no dia da super promoção anual; a alternativa encontrada pela maioria dos compradores é o meio virtual, seja em sites nacionais, como Mercado Livre ou internacionais, no caso o eBay, por exemplo.
Essa é uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro, afinal, nesta data às lojas virtuais conseguem oferecer seus produtos por um preço mais acessível e lucrar com isso. Mas afinal, você conhece todos os “passos” para se comprar com segurança pela internet?. Segundo dados fornecidos pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), neste ano às compras realizadas em lojas não físicas aumentaram cerca de 43%,esse valor é relativamente alto, mas mesmo assim ainda há uma grande parte da população brasileira que nunca fez uma compra pela internet, isso se deve na maioria das vezes pelo medo de receber um produto falsificado ou até mesmo nunca receber. Nosso propósito no artigo de hoje é fornecer uma sequência de dicas que possam auxiliá-lo em sua primeira compra online.
DICAS:
1°CONHEÇA A LOJA
Um passo muito importante é conhecer a loja e sua reputação, sempre busque lojas conhecidas virtualmente, tais como: Mercado Livre, eBay e demais sites. Muita atenção em sites internacionais, como eBay, por exemplo.
Mesmo conhecendo a reputação da loja, não podemos afirmar com clareza de quê você não terá problemas com sua compra, isso se deve pelo fato de quê há uma grande variedade de vendedores nesses sites, principalmente Mercado Livre e eBay. Para saber se um vendedor realmente é confiável confira mais dicas logo abaixo.
2°REPUTAÇÃO DO VENDEDOR
O Mercado Livre atua com grande força em nosso país, com certeza é um dos melhores sites para quem quer encontrar preços baixos e produtos de qualidade, principalmente na Black Friday. Mas atenção, antes de comprar um produto busque informações sobre a reputação do vendedor, veja se há reclamações, elogios e demais fatores que contribuem diretamente para uma compra segura.
3°LOJAS OFICIAIS
Vamos aproveitar e continuar falando do ML (Mercado Livre), dentro do site existe uma gama muito grande de lojas oficiais, que no caso são aquelas que foram verificadas pelo site, um belo exemplo é a JBL, que além de vender seus produtos em seu site oficial também oferece a opção de compra no ML, como uma loja verificada. Lojas oficiais costumam oferecer um melhor atendimento, qualidade do produto e embalagem. Além disso na maioria das vezes oferecem garantia sobre os produtos ali apresentados.
Identificando uma loja oficial: é muito simples, as lojas oficiais possuem um selo em azul. Veja na imagem abaixo:
4°OPINIÃO DE OUTROS COMPRADORES
Se um vendedor recebeu muitas críticas é porque certamente não cumpriu com o que foi apresentado no anúncio, para evitar que você caia em um golpe é de suma importância que você faça uma busca mais profunda nas resenhas, comentários e avaliações dadas por pessoas que já compraram o produto.
5°MERCADO PAGO
Por último e não menos importante está o Mercado Pago, NUNCA faça depósitos bancários direto na conta de um vendedor, SEMPRE utilize o Mercado Pago; com ele sua compra estará protegida e você não será lesado por quaisquer erro durante a compra e envio do objeto que foi adquirido. Você pode pagar utilizando cartão de crédito ou até mesmo boleto bancário, esses recursos são oferecidos pelo sistema de pagamento do Mercado Livre.
E aí, está mais confiante para realizar sua primeira (ou não) compra online? Nos diga o que você achou deste artigo, comente! Ah, me siga no Instagram para ficar atualizado sobre as principais novidades do mundo tech: ribeiro_lucas16